Assumir novos papéis nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando chegamos em um ambiente desconhecido e que não estamos habituados. Por isso, trouxemos neste artigo cinco dicas essenciais que você, Product Owner, deve saber ao adentrar em um novo time.
Já falamos aqui sobre a função desse papel e também sobre a diferença dele para o Product Manager. Mas apenas para relembrar: o Product Owner é a pessoa responsável pelo refinamento do produto, ou seja, é alguém sempre atento às tendências de mercado e às necessidades do cliente.
Sua função é muito relacionada ao Scrum e ao backlog de produtos, para que os desenvolvedores realizem seu trabalho e entreguem resultados de valor. Portanto, é essencial que esse papel seja bem executado, e para isso, é necessário atentar-se a certos pontos:
Mapeie seus Stakeholders
Os Stakeholders representam o conjunto de indivíduos a quem o seu produto ou projeto interessa de alguma forma, podendo ser externos ou internos à organização. Nesse contexto, falamos principalmente sobre os colaboradores, clientes, e outras pessoas que irão ser responsáveis em apoiar e desenvolver esse produto.
Portanto, mapeá-los de forma ágil é essencial! Entenda a organização da empresa em que você está inserido e a hierarquia vigente, o que pode ser feito através de um organograma dos processos, onde você é capaz de visualizar as áreas conectadas e definir quem deve ser priorizado no momento de resolver impasses do seu produto em questão.]
Compreenda o mercado do seu produto
O mercado de cada produto possui um comportamento singular, por isso, é essencial compreender em qual deles o seu projeto está inserido. Busque compreender o modelo de negócio da sua empresa, e com isso, defina o mercado-alvo (aquele que busca atingir com o lançamento do produto) e o posicionamento que diferencia seu produto dos outros que já atuam no mercado.
Além disso, faça uma lista das fontes de receitas e despesas e estabeleça uma visão compatível ao seu objetivo.
Defina as metas a serem alcançadas com o produto
Para quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve. Logo,dê preferência às metas objetivas, quantitativas e com prazo. Caso a empresa já possua alguma estrutura (OKR por exemplo), faça uso das metas ou objetivos estratégicos já existentes.
É crucial que exista esse parâmetro, pois você irá utilizá-lo como medidor de sucesso e progresso.
Crie um bom Product Backlog
Baseado nas metas estabelecidas pelo tópico anterior, inicie a criação do Product Backlog com itens mais genéricos, em alto nível (podem ser épicos). Ordene os itens de forma a constituir uma versão inicial de Roadmap de Produto e se for adequado, pode ser feito um plano de lançamento das versão inicial do produto (Release Plan).
Na sequência, inicie o refinamento dos itens mais prioritários do Product Backlog (que estão no topo da lista), quebrando-os em itens menores e detalhando suas funcionalidades e características do escopo desejado.
Tenha um bom relacionamento com o time
O Product Owner também deve investir seu tempo em estabelecer um relacionamento com sua equipe. É fundamental que, uma vez que os desenvolvedores irão construir o produto, a dinâmica de comunicação, negociação, troca de opiniões e feedback seja muito fluida.
O Product Owner também é um membro do time e não pode se ausentar ou ser visto como inimigo da equipe. Uma atenção especial pode ser dada a BA, Designer, QA e o Scrum Master, pois terão uma proximidade maior do POs nas atividades do dia-a-dia.
Invista em treinamentos que irão alavancar sua atuação
A nossa última dica (mas não menos importante) para você que é um Product Owner recém chegado em um time, é investir em treinamentos e cursos que irão te auxiliar a assumir esse papel com êxito e, ainda, ter uma certificação internacional!
Estamos com vagas abertas para nosso treinamento Professional Scrum Product Owner, que irá acontecer de forma online e ao vivo. Ele é voltado para todos aqueles que buscam como trabalhar melhor com os Stakeholders, como gerenciar um backlog de sucesso e entre outras funções essenciais do PO.