Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Entenda a diferença entre Product Owner e Product Manager

Se você estuda os métodos ágeis ou atua na área de Produto, já se deparou com a dúvida entre o papel de Product Owner e o Product Manager. Pensando nisso, decidimos trazer para o blog um artigo que te ajude a compreender com mais clareza a diferença entre esses dois papéis.
Mas para que o entendimento fique um pouco mais fácil, vamos retomar e entender a diferença entre o Scrum Master e o Agile Coach, pois é muito semelhante a diferença que o mercado traz desses papéis com o PO e o PM.
Caso queira assistir ao vídeo no qual o Rodrigo Pinto explica sobre as diferenças entre o Product Owner e o Product Manager é só acessar aqui.
 

Scrum Master x Agile Coach

Segundo o mercado de Agilidade, o Scrum Master é aquele profissional que fica mais orientado ao time Scrum, já o Agile Coach é considerado mais sênior que o Scrum Master.
O Agile Coach possui uma expertise maior permitindo até um nível hierárquico acima do profissional do Scrum, fazendo com que você, Scrum Master, sonhe um dia em ser Agile Coach.
Entretanto, é preciso compreender duas coisas: o cargo que o mercado impõe como Agile Coach é diferente da expertise que esse profissional têm. Isso porque, essa expertise, essas habilidades, são essenciais para o profissional que vai atuar como Scrum Master.
A Lyssa Adkins, especialista quando o assunto é agilidade,  já dizia: “Todo Scrum Master deve ser um Agile Coach”.
Outra coisa que deve se esquecer é que “o Scrum Master só atua no time de Scrum”. No Scrum Guide é possível observar que na descrição do que é esse papel, está escrito que o Scrum Master é a pessoa que suporta a aplicação da agilidade nos três níveis: os desenvolvedores, o Product Owner e a organização em modo geral.
Isso tudo quer dizer que, o Scrum Master deve/pode atuar fora do time Scrum, e também em toda a organização e não esperar que essa ação venha da pessoa que exerce o papel de Agile Coach.
 

Product Owner x Product Manager: veja a diferença

Assim como a relação do Scrum Master com o Agile Coach, o mercado também coloca o Product Manager acima do Product Owner, como uma hierarquia.
Para o atual mercado de Agilidade e desenvolvimento de produtos digitais, o Product Owner fica mais focado só no time Scrum, enquanto o Product Manager vai cuidar do mercado, ver como estão as aplicações novas do produto, analisar os concorrentes e etc.
Porém, essa expertise de Product Manager deve estar no Product Owner. Segundo o Scrum Guide, a pessoa que atua como Product Owner já deve possuir essas competências. Algumas das competências são: 

  • Pensar de forma operacional: como as ideias de produto serão passadas ao time;
  • Ser mais tático: é a composição, organização e distribuição do Product Backlog e fazer a comunicação entre o time e o stakeholders;
  • Visão estratégica: análise de concorrentes, estudos do mercado, modelo de negócio e etc.

 
Todas essas características precisam estar na atuação como Product Owner, a separação que o mercado faz entre esses dois papéis é prejudicial, pois eles acabam afastando a estratégia do operacional e isso não é o espírito da agilidade. Falando ainda sobre fundamentos, um dos princípios do Manifesto Ágil é fazer o trabalho em conjunto, ou seja, pessoas da área de Negócios e pessoas do time Ágil.
“Todo Product Owner deve ser um Product Manager” (Martin Keegan)

Conclusão

É possível notar que o mercado faz uma separação entre os papéis e isso pode trazer complicações para o processo de adoção de Agilidade dentro de uma empresa. Uma vez que o profissional considerado mais sênior não estará presente no dia a dia do time, que está sendo guiado pelo profissional com “menos experiência”. E não é bem isso! Ambas funções possuem características importantíssimas para a criação e desenvolvimento de produtos e negócios que gerem mais valor.
 
Se você quer dar o próximo passo em sua carreira como Product Owner, o treinamento avançado da Scrum.org é ideal para você! Clique aqui e saiba como participar. Mas se você ainda está começando, ou quer migrar para a área de Produtos Digitais, o Professional Scrum Product Owner é transformador. Neste treinamento você aprende através de técnicas, cases e ferramentas, como entregar melhores produtos para o mercado. Aproveite e entenda mais sobre esse curso clicando aqui!

menu