Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Será que todo time precisa de Scrum Master?

Entenda a importância desse papel e como ele gera valor para as empresas

Com o surgimento de tantas novas empresas que buscam utilizar a metodologia ágil em sua organização para serem mais ágeis e digitais, o papel do Scrum Master vem se tornando cada vez mais essencial. Uma breve pesquisa no Google já mostra que a média salarial para um Scrum Master é de 8 mil reais e existem cerca de 700 vagas para o cargo, ou seja, é um papel em ascensão e a demanda por ele só aumenta.

Entretanto, será que todo time e toda empresa precisa de um Scrum Master? Para encontrar essa resposta, primeiro é preciso entender a definição do papel. Dentro do framework, é responsabilidade do especialista em Scrum garantir que o time se oriente pelos valores e práticas do Scrum, conduzir a execução dos eventos (Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective) e remover os impedimentos da equipe, que estará focada nas entregas de valor ao final da Sprint.

Ao longo de sua atuação, também faz parte do papel de Scrum Master: ser um líder servidor, coach, facilitador, professor, mentor, gestor e agente de mudança. Além disso, o Scrum Master é quem fica responsável por desenvolver o melhor caminho para o alcance das metas e propósitos da empresa e quem trabalha com diversos outros papeis da empresa, como o Product Owner, o Time e a Organização em si – sendo que para cada uma dessas funções ele irá atender as necessidades de forma específica.

Para ser um Scrum Master, é necessário possuir algumas competências e características que são exigidas pela função que irá desempenhar, entre elas, o domínio do framework Scrum (e mais algumas práticas ágeis) para poder ensinar para alguém sobre o tema, afinal, ele precisará explicar o por quê de cada regra e tarefas serem executadas. Por fim, é necessário ser uma pessoa paciente, questionadora e colaborativa.

Leia mais: 8 instâncias do Scrum Master

A importância do Scrum Master para o time

Nem todos os processos serão fáceis de serem resolvidos imediatamente, por mais que o time seja muito maduro e auto organizado. Portanto, se sua equipe atua em iniciativas muito estratégicas ou que estejam focadas em inovação ou grandes transformações, o papel de Scrum Master se torna extremamente necessário. Por exemplo:

  • Liderando e treinando as pessoas na adoção do Scrum;
  • Planejando implementações Scrum dentro da organização no processo de Transformação Ágil;
  • Disseminando a compreensão sobre a forma como um produto empírico é estabelecido;
  • Causando mudanças que aumentem a produtividade dos times;
  • Trabalhando com outros Scrum Masters na disseminação da cultura ágil.

Além disso, faz parte dessa função não apenas dar suporte para o time e para organização, mas também para o papel de Product Owner. Na prática Scrum Master suporta o Product Owner quando ajuda nas técnicas de gestão e priorização do backlog, de maneira que os itens a serem trabalhados estejam claros para todos, por exemplo.

Através de seus questionamentos como “Quais são as dores e necessidades do cliente?”, ele é peça-chave para ajudar a trilhar o melhor caminho para a gestão da mudança (já que o cliente é um grande medidor de sucesso da empresa) e garantir que a organização esteja alinhada com a cultura ágil, buscando sempre melhorar a produtividade do time e implementar planejamentos contínuos.

Sendo assim, podemos concluir que nem todos os times precisam ter um Scrum Master, mas todos podem ter se quiserem se organizar de uma maneira mais ágil, desenvolvendo projetos e produtos de forma mais empírica.

E o mesmo se aplica para as empresas como um todo. Nem todas precisam de um Scrum Master, mas todas que querem ter uma mentalidade e uma cultura mais digital, PODEM E DEVEM ter esse especialista para ajudar a organização nessa transformação.

E, afinal… Como medir o sucesso de um Scrum Master?

Além de possuir as competências necessárias que já citamos, se você quer ser um Scrum Master de sucesso, ou quer saber como medir o sucesso do papel de Scrum Master do seu time, é preciso atentar-se a esses três pontos:

  • Entregas
  • Engajamento dos Colaboradores
  • Crescimento profissional do time

O primeiro deles diz respeito ao valor das entregas pelo Time Scrum, se elas têm sido recorrentes e positivas para a empresa. Ao analisar essas entregas, avalie a qualidade, se os prazos foram cumpridos, se houve impedimentos e qual o diferencial que trouxe. Se todos esses resultados forem positivos, é possível dizer que o Scrum Master têm cumprido seu papel de melhoria nos processos da organização.

Em seguida, avalie como está sendo o engajamento e a satisfação de todos os envolvidos no time… Será que esses colaboradores estão se sentindo motivados com o trabalho? Afinal, não adianta ter entregas de valor, se dentro do time a relação entre os colaboradores não está positiva, afinal, o Scrum Master também atua como o Coach do time e deve dar suporte a ele.

Por fim, não esqueça de verificar o crescimento profissional do time, pois é função do SM garantir que os colaboradores tenham melhoras em sua carreira e estejam desenvolvendo suas habilidades pessoais e profissionais.

Se todos esses fatores citados acima tiverem boa avaliação, é possível afirmar que o Scrum Master está tendo sucesso em sua atuação! E é capaz de contribuir positivamente para a empresa alcançar suas metas.

Dica extra

O bom gerenciamento de um time e o valor que este gera para a organização, está bastante relacionado ao papel que o Scrum Master desempenha. Por isso, se você quer se tornar um excelente Scrum Master e fazer a diferença no mercado, inscreva-se para a próxima turma do treinamento Professional Scrum Master – curso oficial da Scrum.org, que te ensina de forma avançada o papel de especialista em Scrum e como ele atua gerando mais valor às empresas. Clique aqui, confira as datas disponíveis e garanta sua vaga!

menu