Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Você sabe realmente como remover impedimentos do time?

Saiba como desbloquear as pessoas de forma simples e eficaz

Depois de falar sobre o elementar que todo Scrum Master deve dominar, neste artigo vou dar algumas dicas e abordagens para remover impedimentos do time. Ok, falando assim parece até simples, não é mesmo?!

Mas não é! Essa é uma das grandes habilidades que o Scrum Master de valor precisa ter e que faz muita diferença nos resultados de toda a equipe.

O que é impedimento?

Começando do começo, impedimento nada mais é do que qualquer fato que bloqueia o progresso do time.

A falta de permissão para acessar um servidor, a incapacidade de contato com um fornecedor, uma API externa fora do ar, geralmente são classificados como impedimentos. 

O que vai determinar se o fato é um impedimento ou não é a capacidade do time em resolvê-lo.

Ou seja, se a própria equipe tem a capacidade de resolver o assunto, aquilo não é um impedimento mas simplesmente um problema, talvez uma urgência.

Agora, caso o time tenha feito tudo ao seu alcance e o bloqueio permaneça, é responsabilidade do SM solucioná-lo.

 

Qual o papel do Scrum Master?

O Scrum Master é um líder servidor. O que isso quer dizer?

Esse papel é responsável pela efetividade do time, garantindo um ambiente de trabalho saudável, de crescimento profissional e eficiência na entrega de resultados.

Ele é como um coach para o Time Scrum, estando disponível para tirar dúvidas, ser um facilitador, solucionador de problemas e, claro, ajudar a remover impedimentos.

O Scrum Master deve desenvolver a autonomia da equipe, garantindo que, com o tempo, eles se tornem capazes de resolver seus problemas, deixando apenas os mais complexos e menos previsíveis.

Por isso é importante que o Scrum Master resolva os impedimentos junto à equipe, para assim, garantir que a equipe esteja sempre aprendendo e amadurecendo.

Lembramos, claro, que existem alguns impedimentos imprevisíveis que precisam de uma habilidade maior, esses são direcionados exclusivamente para os Scrum Masters.

Por mais subjetivo que seja o assunto “impedimento”, ele fica naturalmente ligado ao amadurecimento de uma equipe e, consequentemente, a capacidade de uma equipe de resolver seus próprios problemas ao longo de seu desenvolvimento podendo ser percebido como uma medida de maturidade.

A pessoa Scrum Master deve levar o time a auto organização e não a dependência. 

Responsabilidade do Scrum Master ou dos Desenvolvedores?

A primeira coisa a se fazer é entender se estamos lidando com um impedimento real. Como assim?

Quando uma pessoa chega com um problema, como um computador quebrado, por exemplo, é preciso saber se essa pessoa já tomou todas as providências que estavam ao seu alcance, como:

ligar para a área técnica, ver com o almoxarifado se existem máquinas sobressalentes e etc.

Se tudo isso já foi feito, aí sim, realmente estamos lidando com um impedimento e é dever do Scrum Master resolver. 

Caso não, está na hora do Scrum Master ajudar este membro do time a entender que, antes dele apresentar um impedimento precisa tentar resolvê-lo, esgotando suas possibilidades.

Isso ajuda no desenvolvimento de maturidade profissional e pessoal.

Abordagens matadoras para remover impedimentos

Agora que a gente já sabe o que são impedimentos e quando este deve ser resolvido pelos membros do time ou pelo Scrum Master, vamos as técnicas para resolver os impedimentos do dia a dia:

Ter um bom relacionamento com as pessoas

Você deve ser comunicativo e agradável para ter um bom relacionamento com as pessoas. Muitas vezes uma boa conversa franca e pessoal pode resolver muitos problemas e esclarecer diversas situações. 

“Meu problema, problema do time, problema de todos”

Se o problema ou impedimento está atrapalhando todo o processo, então ele não é o problema de uma pessoa, é problema de todos. Para isso, vale a pena usar das palavras para persuadir o time, por exemplo:

“Fulano, me arruma a massa de dados pra gente ajudar o time? Se você não liberar isso, não vamos conseguir entregar esse Sprint.”

Ou seja, de modo simples mostrei ao ‘fulano’ que o time depende dele para resolver aquele impedimento, além do que, se ele entende que é um problema dele também, vai fazer o máximo para resolver.

Poder da escala

O impedimento é algo super prioritário.

No caso de falarmos com uma pessoa e ela não conseguir resolver por estar muito ocupada, podemos procurar escalar o assunto com um líder.

Assim, aquela execução pode tomar prioridade ou o líder pode encontrar outra pessoa para nos desbloquear.

Impedimento resolvido, e agora?

Agora que o impedimento já foi resolvido, é preciso garantir que ele não irá acontecer de novo.

É um princípio de melhoria contínua, você erra uma vez e se aprimora naquela área.

Para que isso seja viável precisasse falar com o time e fazer uma retrospectiva para entender porque ocorreu o bloqueio e assim, antecipá-lo de uma próxima vez.

Nesse caso é papel do SM ajudar o time a não estar mais suscetível à aquele bloqueio novamente.

Esse é um princípio Lean chamado Poka Yoke, que consiste em eliminar os erros fazendo com que eles não aconteçam novamente.

Inclusive, posso falar mais sobre Lean em um outro artigo, bem completo… Em breve trago aqui!

Dica Bônus

Se você quer uma atuação avançada como Scrum Master, precisa aprender as 8 instâncias do Scrum Master. Nós temos um ebook para te ajudar: clique aqui e acesse agora!

Nós, da Agile School, estamos aqui para te ajudar a desenvolver seu conhecimento e adquirir as duas principais certificações do mercado para especialistas em Scrum, a PSM I e a PSM II.

Com nossos treinamentos você aprenderá diversas técnicas para se tornar um Scrum Master de sucesso e assim, lidar com todos os impedimentos, bloqueios e as diversas situações do dia-a-dia.

Confira mais detalhes:

Professional Scrum Master I (indicado para quem é ou quer se tornar Scrum Master)

Professional Scrum Master II (recomendado para quem já é SM a pelo menos 1 ano)

menu