Minha empresa é ágil. O que isso quer dizer?
Muitas pessoas acreditam que ser ágil está ligado a rapidez, a executar com mais velocidade, entregar mais tarefas prontas ao final do dia. Acreditam ainda que, com a mesma equipe (ou até com uma equipe menor) se entregará resultados mais rápido, afinal de contas, “somos ágeis e isso quer dizer que somos rápidos, não é mesmo?”
Sinto te informar que não!
Agilidade x Velocidade
Ser ágil não quer dizer, necessariamente, ser mais rápido. Ser ágil é estar adaptado a uma nova cultura e processos mais funcionais, ter facilidade no aprendizado e na adaptação… Ou seja, não é porque você é ágil que irá produzir 3x mais que o normal.
A confusão do termo ágil com velocidade não é só por conta da palavra remeter a rapidez, mas porque as organizações que fazem a transformação ágil acabam, sim, ficando mais rápidas. Mas não é só isso.
Ser ágil não significa que o colaborador agora é o “Flash” e faz as suas tarefas voando. O grande segredo está no todo, no pensamento sistêmico. Uma organização ágil passará a trabalhar com mais sinergia e estará mais rápida do ponto de vista do time, da integração na geração de valor.
A equipe agora irá priorizar as tarefas mais importantes para atingir o objetivo determinado, haverá comunicação e colaboração dos membros time de forma a implantar um fluxo mais eficiente e produtivo. Os desperdícios de tempo com tarefas bloqueadas ou mesmo tarefas inúteis são minimizados. Cada minuto de trabalho tem muito mais impacto no resultado.
Ser veloz é ter um time estressado, correndo contra o tempo, entregando mil coisas, adiantando tarefas, brigando entre si e indo atrás de metas mirabolantes.
Ser ágil é ser eficiente, bater metas menores, trabalhar em conjunto, ter consciência do fluxo das tarefas, ter insights positivos, trabalhar com foco, validar se o caminho está correto, perseguir a melhoria continuamente.
Quando pensamos em conceitos ágeis, é preciso pensar de forma sistêmica, no fluxo das demandas, nas relações interpessoais e do time, no ambiente de trabalho e, claro, na liderança.
Princípios ágeis
Os princípios ágeis configuram o modelo de conduta de uma empresa. Seja com os clientes, colaboradores ou fornecedores. Vamos conhecer alguns dos principais princípios ágeis descritos no Manifesto Ágil.
Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de valor.
Isso significa o cliente no centro. O tempo é investido nas funcionalidades mais úteis ao cliente e entregas pequenas são feitas continuamente, o que aumenta a confiança no processo, mitiga os riscos, além de garantir a satisfação.
Nos processos ágeis as mudanças são bem-vindas, isso promove ao cliente vantagem competitiva.
Mesmo que a opinião do cliente possa gerar mudanças nas definições já realizadas, de acordo com os princípios ágeis, as mudanças serão feitas para que o produto final atenda melhor às necessidades do usuário e o cliente possa aproveitar do produto/serviço como vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar, de preferência, diariamente durante todo o curso do projeto
Colaboradores de diferentes setores, ao trabalharem juntos, entregam diferentes pontos de vista que irão auxiliar na elaboração do produto. Isto será imprescindível para a identificação, definição, construção e entrega dos requisitos relativos ao projeto em desenvolvimento.
Construir projetos ao redor de indivíduos motivados dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho
As pessoas são a base para o desenvolvimento de projetos, seja de um produto ou de um serviço. Para que estas pessoas possam dar o melhor de si, é fundamental a existência de um ambiente que proporcione os recursos e as interações necessários para obter sucesso.
Para saber mais sobre os métodos ágeis, leia nosso artigo.
Ser ou não ser ágil
Mas afinal, eu devo ou não ser ágil?
A resposta para essa pergunta é muito variável, e eu diria que você sabe a resposta. Mas, para te ajudar, vamos descobrir os benefícios de ser ágil:
- Ter chances de produzir muito mais
- Ser mais assertivo nas tarefas
- Entrar em ciclos de melhoria contínua
- Evitar o desperdício e o retrabalho
- Ter mais coordenação e dar mais visibilidade para a liderança
- Melhorar a comunicação entre todos os envolvidos
- Ser mais eficaz e eficiente como um todo
A metodologia ágil, como falamos no início, não tem a ver com rapidez, mas com entrega de valor.
O ágil permite que você responda de forma rápida às mudanças, satisfazendo o seu cliente com entregas contínuas. Se você quer fazer entregas de valor, mitigar riscos atrelados às incertezas, diminuir custos do retrabalho: sim, o Ágil é para você.
E para te ajudar a aprender mais sobre os princípios ágeis e como eles podem ajudar sua empresa, venha fazer parte dos nossos treinamentos.