Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Você sabe o que significa ser ágil?

Minha empresa é ágil. O que isso quer dizer? 

Muitas pessoas acreditam que ser ágil está ligado a rapidez, a executar com mais velocidade, entregar mais tarefas prontas ao final do dia. Acreditam ainda que, com a mesma equipe (ou até com uma equipe menor) se entregará resultados mais rápido, afinal de contas, “somos ágeis e isso quer dizer que somos rápidos, não é mesmo?”

Sinto te informar que não!

Agilidade x Velocidade

Ser ágil não quer dizer, necessariamente, ser mais rápido. Ser ágil é estar adaptado a uma nova cultura e processos mais funcionais, ter facilidade no aprendizado e na adaptação… Ou seja, não é porque você é ágil que irá produzir 3x mais que o normal.

A confusão do termo ágil com velocidade não é só por conta da palavra remeter a rapidez, mas porque as organizações que fazem a transformação ágil acabam, sim, ficando mais rápidas. Mas não é só isso.

Ser ágil não significa que o colaborador agora é o “Flash” e faz as suas tarefas voando. O grande segredo está no todo, no pensamento sistêmico. Uma organização ágil passará a trabalhar com mais sinergia e estará mais rápida do ponto de vista do time, da integração na geração de valor.

A equipe agora irá priorizar as tarefas mais importantes para atingir o objetivo determinado, haverá comunicação e colaboração dos membros time de forma a implantar um fluxo mais eficiente e produtivo. Os desperdícios de tempo com tarefas bloqueadas ou mesmo tarefas inúteis são minimizados. Cada minuto de trabalho tem muito mais impacto no resultado. 

Ser veloz é ter um time estressado, correndo contra o tempo, entregando mil coisas, adiantando tarefas, brigando entre si e indo atrás de metas mirabolantes.

Ser ágil é ser eficiente, bater metas menores, trabalhar em conjunto, ter consciência do fluxo das tarefas, ter insights positivos, trabalhar com foco, validar se o caminho está correto, perseguir a melhoria continuamente.

Quando pensamos em conceitos ágeis, é preciso pensar de forma sistêmica, no fluxo das demandas, nas relações interpessoais e do time, no ambiente de trabalho e, claro, na liderança.

Princípios ágeis

Os princípios ágeis configuram o modelo de conduta de uma empresa. Seja com os clientes, colaboradores ou fornecedores. Vamos conhecer alguns dos principais princípios ágeis descritos no Manifesto Ágil.

Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de valor.

Isso significa o cliente no centro. O tempo é investido nas funcionalidades mais úteis ao cliente e entregas pequenas são feitas continuamente, o que aumenta a confiança no processo, mitiga os riscos, além de garantir a satisfação.

Nos processos ágeis as mudanças são bem-vindas, isso promove ao cliente vantagem competitiva.

Mesmo que a opinião do cliente possa gerar mudanças nas definições já realizadas, de acordo com os princípios ágeis, as mudanças serão feitas para que o produto final atenda melhor às necessidades do usuário e o cliente possa aproveitar do produto/serviço como vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar, de preferência, diariamente durante todo o curso do projeto

Colaboradores de diferentes setores, ao trabalharem juntos, entregam diferentes pontos de vista que irão auxiliar na elaboração do produto. Isto será imprescindível para a identificação, definição, construção e entrega dos requisitos relativos ao projeto em desenvolvimento.

Construir projetos ao redor de indivíduos motivados dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho

As pessoas são a base para o desenvolvimento de projetos, seja de um produto ou de um serviço. Para que estas pessoas possam dar o melhor de si, é fundamental a existência de um ambiente que proporcione os recursos e as interações necessários para obter sucesso. 

Para saber mais sobre os métodos ágeis, leia nosso artigo.

Ser ou não ser ágil

Mas afinal, eu devo ou não ser ágil?

A resposta para essa pergunta é muito variável, e eu diria que você sabe a resposta. Mas, para te ajudar, vamos descobrir os benefícios de ser ágil:

  • Ter chances de produzir muito mais
  • Ser mais assertivo nas tarefas 
  • Entrar em ciclos de melhoria contínua
  • Evitar o desperdício e o retrabalho
  • Ter mais coordenação e dar mais visibilidade para a liderança
  • Melhorar a comunicação entre todos os envolvidos
  • Ser mais eficaz e eficiente como um todo

A metodologia ágil, como falamos no início, não tem a ver com rapidez, mas com entrega de valor. 

O ágil permite que você responda de forma rápida às mudanças, satisfazendo o seu cliente com entregas contínuas. Se você quer fazer entregas de valor, mitigar riscos atrelados às incertezas, diminuir custos do retrabalho: sim, o Ágil é para você.

E para te ajudar a aprender mais sobre os princípios ágeis e como eles podem ajudar sua empresa, venha fazer parte dos nossos treinamentos.

menu