Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Tudo o que o Scrum Master recém-chegado precisa saber

Começar em uma nova empresa e/ou uma nova posição é sempre um grande desafio para qualquer pessoa. Além de ter pessoas novas para conhecer e se relacionar, outras metas e outras situações, enfim, novidades.

Isso não muda nada para as pessoas que exercem o papel de Scrum Master! Muitas acham que, por serem especialistas, vão chegar implementando os seus conhecimentos fazendo com que a empresa toda passe a seguir suas orientações, técnicas e dinâmicas, mas é aí que está o erro de muitos e muitas Agilistas.

Pensando nisso, decidimos trazer esse tema para o nosso blog, para que você também consiga compreender melhor todas as atividades que o papel de Scrum Master recém chegado precisa saber. 

 

O que um Scrum Master precisa fazer 

Se você é Scrum Master e acredita que deve chegar em um novo desafio  já marcando um workshop para sair ensinando as práticas de qualquer framework, não é bem por aí…

Esse é um dos últimos passos que você deve fazer em um novo ambiente e eu vou te explicar o motivo.

Também não é interessante e nem eficiente chegar e já elaborar um plano de ação, isso pode trazer complicações para o seu planejamento futuro e para todo o ambiente que você irá atuar…

Então, não coloque a carroça na frente dos bois, beleza? 

 

Para te ajudar, separei alguns passos que você pode seguir ao chegar em um novo ambiente de trabalho e/ou novo desafio:

 

1 – Faça um Meta Ggame / Meta Jogo

Antes de começar a aplicação do Scrum, por exemplo, você precisa compreender a estrutura da empresa, seja ela em hierarquia, em cadeia de comando e controle, entender os valores, a cultura, de fato, entender todo o contexto em que a empresa se encontra.
É necessário observar esses hábitos organizacionais, como quem dita as regras, quem é o chefe de quem, etc. Tudo isso para você compreender o que é e o que não é aceitável dentro daquele negócio. 

Após fazer a leitura do ambiente, você precisa compreender a pessoa que te contratou, o empregador, ou seja, a pessoa que normalmente vai avaliar se o seu trabalho está sendo eficiente para aquele lugar ou não. 

Você vai precisar identificar os valores que essa pessoa mensura do seu trabalho, ou seja, identificar se você vai responder para um gerente de business ou gerente de agilidade. Quando um Scrum Master novo chega, ele precisa entender quais as expectativas do seu líder direto. Então é importante ter uma conversa bem direta sobre os critérios de sucesso dentro da empresa. 

Após esses dois passos do MetaGame, você vai precisar ser aceito pela sua equipe, ou seja, nada de chegar achando que você é o bonzão que entende de tudo. Participe dos almoços do time, se coloque à disposição para ajudá-los, de abertura para eles te conhecerem melhor e assim você ser aceito pelo time. 

 

2 – Começar a falar sobre Scrum 

Primeiro você vai precisar compreender o nível de conhecimento no framework Scrum que as pessoas do seu time possuem.

Será que o seu time está por dentro do que realmente é o scrum e o objetivo que a empresa e o time querem alcançar com os eventos? Será que eles compreendem a qualidade dos artefatos?

As pessoas estão conscientes dos seus papéis dentro da equipe? Por exemplo, o Product Owner do seu time sabe que ele tem esse papel? 

Além disso, você precisa iniciar o desbloqueio do time para que o scrum comece a rodar de forma eficiente, ou seja, você vai identificar os impedimentos que o time está passando, quais as dificuldades em determinadas tarefas e os ajudar a resolvê-los de maneira eficiente. 

 

3 – Cooperar para que o time consiga atingir um Incremento de Produto

Mas como tudo isso vem antes de ensinar o que é Scrum?

Porque você precisa educar o seu time a ter uma dinâmica de inspeção e adaptação e isso acontece quando você coopera para que o time atinja o incremento de produto a cada final de sprint. 

Se você e o seu time, não conseguem ter um incremento no final da Sprint, vocês não terão o quê inspecionar e vocês vão perder o ciclo de feedback que é muito importante.

E por isso é tão importante que você consiga ensinar para sua equipe conduzir esse ciclo de feedback para melhoria contínua da equipe e das entregas. 

 

Conclusão

É importante observar que a pessoa que exerce o papel de Scrum Master recém-chegado, não irá chegar implementando o Scrum na empresa e nem no time…

Como falamos, isso pode afastar a equipe de você e não trazer bons resultados. 

Além disso, a sua função irá começar bem antes de aplicar o Scrum, comece observando e analisando a empresa como um todo para conseguir ter fundamentos e respostas para qualquer mudança que você queira implementar.

Mas acima de qualquer coisa, é importante ter um ótimo entrosamento com o seu time para ganhar a confiança e assim trabalhar melhor os papéis, o framework e os quadros que serão utilizados. 

Qualquer dúvida, é só me chamar pra trocar algumas ideias!

 

Ler mais:

BAIXE AGORA: 7 Dicas para Aplicar Kanban de verdade

menu