Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Time de Desenvolvimento

O Time de Desenvolvimento no Scrum é composto por desenvolvedores cujo propósito é realizar todo o trabalho criativo de projetar, construir, integrar e testar os Itens do Backlog do Produto. A partir da necessidade do cliente refletida no Backlog do Produto, o Time de Desenvolvimento tem a missão de transformar os Itens do Backlog do Produto em Incremento “Pronto” ao final de cada Sprint, para ser inspecionado na Sprint Review.Web development free icon

Para isso, é necessário que o Time contenha todas as habilidades necessárias para realizar esse trabalho de ponta a ponta, sem depender de times externos. Assim, o Time de Desenvolvimento é estruturado e autorizado pela organização para constituir e gerenciar seu trabalho de modo a otimizar todo o trabalho necessário.

Características do Time de Desenvolvimento:

  • São auto organizáveis: Times de Desenvolvimento são auto organizados a partir de um determinado objetivo, com regras estabelecidas e um tempo limite definido (time-box). Eles são os únicos responsáveis por tornar os Itens do Product Backlog em Incrementos de produto.
  • São multifuncionais: devem possuir todas as especialidades e habilidades necessárias para criação do Incremento e por isso são reconhecidos por serem times multifuncionais, diferentemente da abordagem tradicional em que é comum os times estarem separados por especialização: time de UX, time de QA, time iOS, time Android, time Java… Times multifuncionais não possuem silos e nem subtimes, ou seja, mesmo que dentro do Time de Desenvolvimento tenha pessoas especializadas em uma determinada habilidade técnica, não há hierarquia e o sucesso (ou insucesso) da entrega é compartilhada e de responsabilidade de todo o Time. 

Aqui, não existe aquela história de que o Incremento não foi entregue porque o Time de QA atrasou ou o Time de iOS estava com outra prioridade!

  • De preferência, devem possuir um perfil T-shape: imagina uma letra “T”. Imaginou? Inverte ele. Foi? Agora pensa que a base desse “T invertido” são conhecimentos gerais e o tronco é o conhecimento específico. Se o conhecimento específico for muito grande e o conhecimento geral pequeno, fica difícil equilibrar esse “T”, concorda? Se fosse o inverso, uma base enorme, mas um tronco pequeno, significaria carência de especialização. Agora, imagina um “T” bem equilibrado. Uma base de conhecimentos gerais grande e conhecimento específico proporcional. Agora imagina o quanto que essa base pode sustentar esse tronco através de conexões. Quanto maior a base maiores as conexões e isso faz com que o conhecimento específico se torne aplicável a diferentes ocasiões, dado a extensão dos conhecimentos gerais. 
Uma imagem contendo objeto

Descrição gerada automaticamente
  • Atitude de Time: “Um por todos e todos por um”. Essa famosa frase do livro “Os Três Mosqueteiros” escrito pelo francês Alexandre Dumas representa o espírito que um Time deve trazer consigo e está intrinsicamente ligada ao mindset ágil de comprometimento.
  • Altamente comunicativos: os Times precisam se comunicar frequentemente de forma a garantir que todos saibam o que todos estão fazendo. Embora o Scrum funcione com times remotos, times coalocados têm mais facilidade em sua comunicação, facilitando a transparência do trabalho que está sendo desenvolvido e promovendo maior colaboração.
  • Sustentáveis: a partir da auto-organização, os times são capazes de realizar entregas de alto valor para o negócio, mas não só isso, eles precisam trabalhar de forma sustentável. O que é isso? O trabalho criativo, tal qual o desenvolvimento de software, exige descanso, exige que a pessoa esteja bem, com a vida equilibrada. Horas extras por exemplo, não garantem que o time irá entregar mais. Talvez no curto prazo funcione, mas sendo um comportamento frequente hora ou outra, aquele time, vai deixar de performar conforme o esperado, as entregas vão atrasar, a qualidade vai diminuir e fatalmente aumentará a frustração e reduzirá a motivação.
  • Ter longevidade: para atingir a alta performance, o Time de Desenvolvimento deve ter baixa rotatividade. Quando um time está formado e uma de suas peças (ou o time todo) é removida, seja qual for a razão, traz um impacto grande na confiança. Uma nova pessoa que venha a compor aquele time, precisa conhecer os outros membros e vice-versa, e esse processo leva algum tempo até a confiança anterior ser estabelecida. Mas não apenas no aspecto da confiança, a rotatividade reduz também a performance do time, uma vez que leva algum tempo até que o novo desenvolvedor conheça o processo.

Qual o tamanho ideal de um time?

Essa é a pergunta de 1M de dólares. Idealmente um Time de Desenvolvimento não deve ser pequeno que não consiga entregar um incremento de ponta-a-ponta e nem tão grande que torne a comunicação entre os membros muito complexa. A figura abaixo mostra como a comunicação se torna exponencialmente complexa à medida que o time aumenta de tamanho:

Porém, isso não quer dizer que times grandes não funcionem bem. 

O Scrum Guide sugere que o Time de Desenvolvimento seja composto por no mínimo 3 e no máximo 9 pessoas. Outras literaturas dizem que o Time ideal é composto por 5 a 7 pessoas, o fato é que não existe um número mágico. Contudo, tenha em mente que o time deve ter um tamanho suficiente de modo a trazer fluidez na entrega e que tenha todas as (ou a maior parte das) habilidades necessárias para entregar um incremento de ponta-a-ponta com nenhuma (ou pouca) dependência externa.

Conclusão

O Time de Desenvolvimento é responsável por ajudar o Product Owner durante o planejamento da Sprint, onde se compromete de forma auto organizada a transformar os Itens do Backlog do Produto em Incrementos funcionais que serão apresentados na Revisão da Sprint. 

Além disso, é de responsabilidade do Time de Desenvolvimento apontar dependências técnicas e garantir que o Incremento atenda a Definição de Pronto. 

Para reduzir o risco de uma entrega falhar e melhorar o planejamento, o Time de Desenvolvimento deve apoiar o refinamento do Backlog do Produto junto ao PO, alocando até 10% de sua capacidade durante a Sprint.

Leia este outro artigo que tem tudo a ver com o assunto: Moral do time x Sucesso do produto

menu