Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Scrum: as 6 principais certificações

Quem está no processo de transformação ágil, provavelmente já ouviu falar sobre Scrum. Mas você sabe, de fato, o que é esse framework? Como aprender a usá-lo da melhor maneira para a sua organização? 

Neste artigo, vamos entender o que é o Scrum e conhecer melhor sobre suas principais certificações e porque tê-las é tão importante.

O que é o Framework Scrum?

O Scrum nada mais é do que um método ágil criado, a princípio, para desenvolvimento de software. Ele estimula as equipes a aprenderem com suas experiências, a se organizarem a ponto de resolver o problema por partes e, nesse processo, sempre melhorar suas percepções e habilidades.

Como o Scrum funciona?

O desenvolvimento do produto será dividido em diversos (e pequenos) ciclos de atividades chamados de Sprints. A cada Sprint serão feitas reuniões para que a equipe possa conversar e alinhar o que foi feito e debater novas formas de melhorar o produto e o processo utilizado.

Para que a implementação tenha sucesso e você se torne um expert, é necessário entender como tudo funciona. Não basta apenas ter uma certificação, é preciso dominar o Scrum.

Pilares do Scrum  

O framework tem sua base teórica nos três pilares que o sustentam, fazendo com que seu funcionamento seja pôr em prática esses princípios, sendo eles: transparência, inspeção e adaptação. Vamos entendê-los melhor abaixo.

Transparência

Todo e qualquer projeto deve ser desenvolvido por meio de um planejamento onde serão estabelecidos objetivos a serem alcançados.

A ideia é ser realmente transparente, ou seja, que os membros da equipe saibam e compartilhem os dados, fatos e tudo que está ocorrendo na execução do projeto.

As informações a serem compartilhadas devem ficar expostas em um ambiente de fácil acesso a todos.

Inspeção

A todo momento é importante que a equipe avalie o desenrolar das atividades, seja sob a ótica do produto e também do processo que está sendo utilizado.

Dessa forma aumentam-se as chances dos objetivos estabelecidos no primeiro pilar (da transparência) sejam alcançados.

O ideal é que os processos tenham menos burocracia possível.

Adaptação

Todo o processo é adaptável, isso quer dizer que mudanças podem ser feitas ao longo de toda jornada. Esse alto poder de adaptabilidade gera melhorias e otimiza o todo.

Um exemplo disso é que, a cada final de Sprint, é realizada uma retrospectiva e caso a equipe avalie algo como inadequado, é feito um plano de adaptação para o próximo ciclo.

Como no Scrum é estimulado o contato constante da equipe com o cliente, o mesmo estará sempre disposto a dar feedback sobre o resultado apresentado.

Por isso, também é possível que novas ideias e oportunidades de melhoria no produto surjam pelo caminho.

Por ser um método flexível, os objetivos podem mudar ao longo do desenvolvimento e a equipe é capaz de se adaptar rapidamente.

Maestria x Currículo

Nesse meio da transformação ágil a corrida por certificações está cada vez mais intensa. Todos querem se dizer especialistas em Kanban, Scrum ou em outro método ágil. Mas será que isso basta?

É importante entender que ter apenas uma certificação não é o suficiente, é preciso ter maestria no assunto, ou seja, saber pôr a mão na massa.

Afinal de contas, é o dia a dia que irá provar se você entende ou não daquilo e um simples certificado não irá fazer o trabalho por você.

O certificado é muito importante mas é preciso fazer por merecer.

Principais Certificações da Scrum.org

A principal entidade certificadora do Scrum é a Scrum.org, instituição fundada e gerida por um dos criadores do framework, Ken Schwaber.

Como foi dito, não adianta ter apenas as certificações e não saber a fundo como implementar todos aqueles conceitos na prática.

Sabe quando você faz um curso, pega o certificado e coloca na prateleira? Com a metodologia ágil, no geral, as coisas não funcionam assim.

Dito isso, vamos conhecer as 6 principais certificações da Scrum.org.

PSM I (Professional Scrum Master I)

Esta é a certificação mais conhecida do mercado. A PSM I se destina a qualquer pessoa que queira validar o conhecimento sobre o Framework Scrum e sua aplicação.

Aqueles que passam nessa prova recebem o certificado PSM I, reconhecido por demonstrar o nível fundamental de conhecimento sobre o Scrum.

A prova é composta por 80 questões de múltipla escolha e a pontuação mínima é 85% (68 acertos). O candidato tem 60 minutos para resolução e a prova é feita em ambiente online, podendo consultar materiais de apoio.

Porém, não há muito tempo para consultas dado o tempo e a quantidade elevada de perguntas.

 Não é obrigatório fazer um curso para prestar a prova e se você sentir que já tem um alto nível de conhecimento em Scrum, compreensão do Scrum Guide e como aplicá-lo, você tem a opção de fazer a prova PSM I diretamente.

No entanto, existem cursos disponíveis para ajudá-lo a se preparar para a avaliação e obter um melhor entendimento do Scrum.

Dependendo da sua função, os cursos Applying Professional Scrum ou Professional Scrum Master são altamente recomendados.

PSM II (Professional Scrum Master II)

Já a certificação Professional Scrum Master II (PSM II) é voltada para qualquer pessoa que deseja demonstrar sua habilidade de aplicar o framework Scrum para resolver problemas complexos e avançados no mundo real.

Aqueles que passarem na avaliação receberão a certificação PSM II, reconhecida pelo mercado como uma indicação de conhecimento e habilidades avançadas relativas ao papel do Scrum Master.

Para prestar a PSM II é sugerido ter conhecimento avançado de Scrum e experiência prática como Scrum Master.

Não há o pré-requisito de ter a PSM I e também não é obrigatório frequentar um curso para a certificação.

A certificação PSM II tem um nível avançado e consiste em 30 questões de múltipla escolha com base em como você aplicaria o Scrum em situações do mundo real.

A prova é online, tempo limite de 90 minutos e a pontuação mínima de 85% de acertos. 

Saiba mais sobre o treinamento relacionado a essa certificação no nosso site.

PSPO I (Professional Scrum Product Owner I)

A certificação “de entrada” na Scrum.org para temas relacionados a produto é a Professional Scrum Product Owner I (PSPO I).

Ela está disponível para todos que desejam validar seus conhecimentos sobre o framework Scrum e a capacidade de apoiar a criação e entrega de valor.

Aqueles que passarem na avaliação receberão o certificado PSPO I, reconhecido por demonstrar seu domínio nesse conteúdo.

Não é obrigatório fazer um curso de Product Owner para prestar a prova, embora seja altamente recomendável. Se você entende que já possui um alto nível de conhecimento, tem a opção de fazer a prova da PSPO I diretamente.

A avaliação pretende garantir que você compreende a função do Product Owner e sua relação com os demais papéis.

Muitas perguntas pedem ao candidato que interprete o significado do Scrum Guide ou a aplicação do seu conteúdo na prática.

Prova online, múltipla escolha, 80 perguntas, 60 minutos de duração e pontuação mínima de 85%.

Saiba mais sobre o curso para a PSPO I, aqui.

PSPO II (Professional Scrum Product Owner II)

A certificação Professional Scrum Product Owner II (PSPO II) é destina a todos que desejam validar seus conhecimentos avançados sobre o Product Owner, o framework Scrum e a entrega de produtos de alto valor.

Embora não seja obrigatório fazer um curso, o Professional Scrum Product Owner Advanced é altamente recomendado.

Mas entenda: uma aula de 2 dias não será uma preparação suficiente para a maioria das pessoas passarem na PSPO II.

A aprovação na PSPO II exigirá que você use seu conhecimento e experiência prática.

Se sentir que já possui um alto nível de conhecimento e experiência, tem a opção de adquirir o voucher e prestar a prova sem frequentar qualquer aula.

A avaliação PSPO II é feita para garantir que você compreenda em detalhes a função do Product Owner.

Muitas perguntas fazem com que o candidato pense ou interprete o significado Scrum Guide, aplique o conteúdo das áreas temáticas da PSPO II e, em alguns casos, aplique sua própria experiência.

A estrutura da prova é semelhante às demais, mas difere na quantidade de questões. É online, múltipla escolha, 40 perguntas, 60 minutos de duração e pontuação mínima de 85%.

Confira o treinamento que melhor se adequa a essa certificação.

SPS (Scaled Professional Scrum)

A certificação Scaled Professional Scrum (SPS) é um pouco diferente das já apresentadas não pelo formato mas pelo tema abordado.

Aqui não estamos falando de uma certificação dedicada a um papel do Scrum, seja Scrum Master ou Product Owner.

A SPS é sugerida para qualquer pessoa que deseja validar seu conhecimento na utilização do Scrum em ambientes “escalados”, ou seja, múltiplos times trabalhando juntos num mesmo produto, organizando seu trabalho por meio do Scrum e do Framework Nexus.

Aqueles que passarem nesta avaliação receberão a certificação SPS, que reconhece o domínio desse conteúdo.

Fazer um curso Scrum.org não é obrigatório, embora o curso Scaled Professional Scrum seja altamente recomendado.

Se você entende que já possui um conhecimento de alto nível sobre como escalar o Scrum e o Nexus Framework, tem a opção de fazer a avaliação SPS diretamente.

A certificação Scaled Professional Scrum indica que você:

  • entende como gerenciar e participar de software em escala e desenvolvimento de produtos usando Nexus
  • conhece as práticas ágeis adequadas e os fundamentos de escala que podem ser aplicados a vários times Scrum trabalhando juntos

Essa prova também segue o padrão online, múltipla escolha. São 40 perguntas, 60 minutos de duração e pontuação mínima de 85%.

Saiba mais sobre o treinamento para essa certificação aqui.

PAL I (Professional Agile Leadership I)

A certificação Professional Agile Leadership (PAL I) é direcionada à pessoas que querem validar seu entendimento sobre o que significa ser ágil, como isso agrega valor ao negócio e compreender porque a liderança e stakeholders são essenciais para uma organização tornar-se mais ágil.

Aqueles que são aprovados recebem a certificação reconhecida pela indústria como PAL I da Scrum.org; demonstrando um nível fundamental de compreensão sobre como a agilidade agrega valor a uma organização, por que o suporte da liderança às equipes ágeis é essencial para alcançar a agilidade organizacional e o que os líderes podem fazer para apoiar seus times e ajudá-los a alcançar um desempenho superior.

Embora assistir a uma aula não seja um pré-requisito, é altamente recomendável participar do treinamento Professional Agile Leadership Essentials (PAL-E).

Se você acha que já possui um alto nível de habilidade de liderança ágil, junto com um sólido conhecimento de Scrum, você pode optar por fazer direto a prova PAL I.

Esta avaliação desafiará seu pensamento; se você não está trabalhando com uma mentalidade de liderança-servidora e não está preparado para delegar e confiar em quem lidera, provavelmente terá dificuldades para passar na avaliação PAL I.

A avaliação cobre tópicos que abrangem 14 áreas de foco definidas nas competências do Scrum profissional.

Seguindo a linha online, múltipla escolha, essa prova possui 36 perguntas que devem ser finalizadas em 60 minutos com 85% mínimo de acertos. 

Saiba mais sobre o treinamento PAL-E em nosso site, clicando aqui.

Resumindo

Todas essas e outras certificações são oferecidas diretamente pela Scrum.org. Se você quiser adquirir o voucher, pode fazê-lo diretamente no site da Scrum.org, os preços variam de $150 a $250 dólares.

As certificações e vouchers não expiram, ou seja, ao comprar o voucher você pode prestar o prova quando desejar (não há data limite). E, ao ser aprovado, não é necessário renovar sua certificação de tempos em tempos como acontece em outras entidades certificadoras.

Você pode prestar a prova quantas vezes desejar.

Certificação Qtd questões Tempo (min) % acertos Custo certificação(em dólar) Treinamento relacionado
PSM I 80 60 85 150 APS ou PSM
PSM II 30 90 85 250 PSM II
PSPO I 80 60 85 200 PSPO
PSPO II 40 60 85 250 PSPO-A
SPS 40 60 85 250 SPS
PAL I 36 60 85 200 PAL-E

Nossos Treinamentos

A Agile School é uma parceira homologada da Scrum.org para a aplicação de treinamentos oficiais que, como mencionado, não são pré requisito para prestar as provas. Todavia, se você deseja se certificar, curso um treinamento oficial é extremamente vantajoso pois:

  • terá a certeza que receberá o conhecimento necessário, correto e atualizado, assim como materiais oficiais da Scrum.org
  • estará estudando com trainers certificados, ou seja, que conhecem e já passaram pelo caminho que você deseja percorrer
  • terá acesso a materiais de estudo complementares e simulados

e o mais importante

  • fazendo o treinamento oficial, você recebe gratuitamente 2 vouchers para prestar a prova. Ou seja, você não precisa comprar o voucher posteriormente para prestar a certificação

Fale com a Agile School, veja a lista completa dos nosso treinamentos.

menu