Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Quatro dicas para mudar de carreira e entrar de vez na Agilidade

Saiba como implementar o Scrum e outros métodos ágeis para agregar mais valor ao seu trabalho atual ou iniciar em uma das carreiras que mais crescem no Brasil

Você já deve ter ouvido muito falar sobre os tais métodos ágeis, como o Scrum, Kanban, entre outros, ficou pesquisando sobre eles, mas não descobriu como aprender de verdade? Está tentando implementá-los na prática e não está vendo o real valor que eles proporcionam? Ou quer mudar de carreira e sabe que isso vai te ajudar? 

Se sua reposta foi sim, mas não sabe nem como começar, separamos algumas conselhos indispensáveis para você usar a Agilidade para alavancar ou mudar de carreira. Seja para mudar de profissão ou para gerar mais resultados ao seu atual trabalho, confira essas quatro dicas:

Conheça primeiro a mecânica do framework. 

Se você acha que está ficando para trás no mercado de trabalho ou se sua empresa está implementando a Agilidade e você já sabe que é algo que precisa aprender, comece pelo começo, literalmente. Não faça treinamentos mais avançados, neste momento!

Muitos pensam que é melhor investir em saber mais sobre o papel de Scrum Master ou de Product Owner, entretanto, o ideal é começar mesmo pelos fundamentos do Scrum (aqui na Agile School temos o treinamento Applying Professional Scrum, certificado pela Scrum.org). São esses treinamentos mais focados na mecânica e nos fundamentos que te darão embasamento para iniciar no mundo da Agilidade. 

Clique aqui e assista agora nosso minicurso 100% GRATUITO de introdução ao Scrum!

Se aprofunde e incorpore o mindset ágil! 

Isso mesmo, depois de conhecer a mecânica do Scrum, quais são seus elementos e como ele funciona, se aprofunde e integre realmente a Agilidade em seu dia a dia. Por exemplo, você sabe porque a Sprint Planning tem no máximo 8 horas? A Agilidade pode ser usada em qualquer ambiente? Por que existe o Manifesto Ágil? 

Ou seja, busque solucionar esses questionamentos mais avançados. Não basta saber todo o framework apenas na teoria e não saber o seu valor na prática. Por isso, é essencial mudar o mindset para poder aproveitar todos os potenciais dessas novas ferramentas de trabalho.

Entre numa dinâmica de prática desse novo aprendizado. 

Quando se quer mudar de carreira, é muito relevante colocar em prática todo esse novo conhecimento que vem sendo adquirido… E na Agilidade não é diferente! Se você não praticar os elementos do Scrum no dia a dia, você terá dificuldade em assimilar e realmente incorporar essa novidade.

Por isso, tente colocar o Scrum em prática no trabalho que você está hoje, seja esse agente de inovação. Ou até comece a implementar de forma voluntária em algum projeto ou ONG, por exemplo. Isso é fundamental para te dar um pouco de experiência prática, principalmente se seu objetivo é mudar de emprego. 

Geralmente, as pessoas que estão querendo mudar de carreira já possuem um pouco mais de bagagem e, para começar em uma área nova, é comum dar um passo para trás, aceitando ofertas de emprego com remunerações menores e posições mais iniciantes. Tal como um gerente de projetos pleno/sênior, que está começando no universo de Agilidade, ele não se tornará um Scrum Master nesse mesmo nível logo no ínicio.

Mas não se preocupe pois a escalada é rápida, já que o mercado está aquecido! Vale lembrar que o Especialista em Agilidade é um dos trabalhos que mais crescem nos últimos tempos, segundo um estudo publicado pelo LinkedIn, sendo considerada uma das 15 profissões emergentes de 2020 no Brasil.

Se envolva em uma comunidade. 

Participe de meetups, webinars, eventos e comunidades do universo de Agilidade. Não apenas para trocar informações, tirar dúvidas e ter mais aprendizados com profissionais de diversos níveis e áreas, mas para aumentar seu networking também. Essa conexão com comunidades é super enriquecedora e ainda pode te render uma nova oportunidade de trabalho!

E para saber mais sobre os nossos treinamentos, acesse nossa AGENDA clicando aqui!

Assista também:

Dicas para começar a usar o Scrum do zero
menu