Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Qual o verdadeiro papel do Agilista?

De acordo com o Manifesto Ágil, escrito em 2001 pelos líderes desse movimento, a agilidade está sempre buscando maneiras melhores e diferenciadas de desenvolver softwares e ajudando os outros a realizar o mesmo. A partir disso surge o norteamento para os valores e princípios que complementam a agilidade, são eles: Geração de valor, flexibilidade, frequência, união, motivação, comunicação, funcionalidade, sustentabilidade, revisão, simplicidade, organização e autoavaliação.

Portanto, o agilista, é a pessoa quem irá exercer esses papéis na caminhada ágil, gerando valor à equipe e permitindo que os princípios ágeis sejam realmente executados. Mas, diferentemente do que algumas pessoas acreditam, esse papel não surgiu junto ao Manifesto Ágil, afinal, ele apenas estabelecia a forma e mentalidade ágil de se trabalhar, os verdadeiros responsáveis pelo uso da classificação foram a própria comunidade ágil.

Mas então, basta entender os princípios da agilidade que me torno um Agilista?

Não! Sem dúvidas, ser proficiente nos temas e valores do Manifesto Ágil, é essencial, entretanto, o agilista também exerce a função de coach e mentor do seu grupo. É ele quem irá apoiar a equipe a compreender esses princípios e aplicá-los propriamente em seu dia a dia, gerando o que chamamos de “guarda chuva da agilidade”.

Para deixar ainda mais claro o papel do agilista, é possível correlacionar suas tarefas com os 4 P’s da Agilidade, tema que já falamos em outro artigo por aqui.

Relacionando os 4 P’s com o papel do Agilista

PROCESSOS

Um desses P’s é o de Processos, que está relacionado a maneira como o time trabalha em conjunto, a interação dele com outras equipes e a garantia do fluxo de trabalho. Portanto, o agilista fica responsável por garantir que as entregas sejam efetivas e simplificadas, podendo ser de ciclos curtos, já que a simplicidade também está presente na metodologia ágil.

Escolher o melhor framework para os projetos, abraçar as mudanças e permitir as trocas produtivas dentro da organização são algumas das tarefas que o agilista irá mentorear para seu time, dentro de processos, com o intuito de promover um ambiente dinâmico e colaborativo.

PRODUTO

O segundo P que pode ser conectado a esse papel, é o de Produto, afinal, o primeiro princípio ágil diz sobre a entrega de valor, e quem irá garantir a geração de um produto final de alto valor, é o Agilista. Para isso, deve-se colocar o cliente no centro das questões, e entender suas necessidades e características buscando satisfazê-lo propriamente.

Uma maneira de realizar tal tarefa é através das práticas de design, que serão executadas junto ao Product Owner, outro importante papel dentro da Metodologia Ágil, que será apoiado pelo Agilista durante todo o briefing deste projeto e um backlog com priorização das tarefas que irão apoiar esse produto na busca pela entrega de qualidade.

PESSOAS

O terceiro item, talvez considerado um dos mais importantes, é o P de Pessoas, afinal, são elas que fazem tudo acontecer dentro da organização que busca uma transformação ágil. Nesse quesito, o Agilista é quem irá promover um olhar mais humanizado dentro do time, e buscar desenvolver boas relações interpessoais com esse grupo, já que o Manifesto Ágil traz uma valorização disso, mais do que em processos e ferramentas.

Além desse valor, outros que devem ser trabalhados são o promover uma motivação aos colaboradores, criar um trabalho dinâmico e com um ambiente sustentável. Todas essas ações estão relacionadas ao mindset da agilidade, que é o de olhar para o próximo. 

Portanto, a maneira como o Agilista irá garantir que isso aconteça é através de suas mentorias para equipe e colaboradores, buscando com que cada um desenvolva melhor o seu potencial e criando uma Team Building com uma dinâmica de transparência, retrospectiva e feedbacks seguros e principalmente boa comunicação via conversas Face a Face.

PRÁTICAS DE ENGENHARIA

Temos as Práticas de Engenharia como o quarto P, afinal, é dentro da engenharia de software que surgem os primórdios do Manifesto Ágil. Esse item diz respeito às linhas de Preview, padronização de códigos e os Frameworks, logo, um agilista com bom conhecimento técnico desse conteúdo consegue promover uma compreensão melhor dos aspectos ágeis dentro time e gerar melhor produtividade e resultados nos processos.

Por fim…

Se você é agilista, esses quatro pilares são essenciais para a melhora de seu desempenho nesse papel que exige uma grande responsabilidade na jornada de transformação ágil dentro do time.

Então, se você quer aprimorar seus conhecimentos ágeis e se tornar especialista no Framework Scrum, ferramenta que irá te trazer mais produtividade, inscreva-se agora mesmo para a nossa turma de PSM e garanta sua vaga!

menu