Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Por onde começar em OKRS com métodos Ágeis?

Os OKRs não surgiram na Agilidade, entretanto muitos dos Agilistas e profissionais da área começaram a aplicar junto com os métodos Ágeis e assim identificaram que poderiam melhorar no planejamento e execução de tarefas dentro dos times ágeis. 

Entretanto, muitas pessoas que trabalham com os métodos ágeis possuem dúvidas como começar a aplicar os OKRs. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para começar a entender e os primeiros passos para começar a implementar os OKRs no seu time ágil. 

Temos um vídeo no canal da Agile School, onde o Rodrigo explica detalhadamente o que são e como aplicar na sua empresa. É só assistir aqui: https://youtu.be/9LQuqVNV-Bk

 

O que são OKRs e onde surgiu? 

Na década de 60, o Peter Ducker desenvolveu um modelo de gestão baseado em metas e isso foi uma inspiração para a Intel. Por meio do CEO daquela época, a empresa passou a criar um processo interno de gestão da empresa e das equipes por meio de objetivos e metas a serem alcançadas. 

Na época o John Doerr era um estagiário da Intel e ele passou a entender melhor como funcionava esse modelo de gestão e quais os resultados a organização estava alcançando com a aplicação daquele método. 

Com o passar dos anos, o Doerr passou a aprimorar os métodos de gestão que aprendeu na Intel e assim se tornou um dos principais Executivos de venture capital e investiu em uma das empresas mais famosas hoje em dia, o Google. 

Em 1999, mais ou menos, o Doerr apresentou aos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, o modelo de gestão OKR, que eram formas de gerir a empresa orientando os times a estabelecer objetivos a serem alcançados e criar metas que mostram as  maneiras as equipes podem chegar naquele resultado. 

Após isso, o Jhon Doerr escreveu o livro “Avalie o Que Importa: Como Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs”, a partir daí o método OKR se disseminou pelo mundo e passou a ser muito utilizado pelas empresas de todo o mundo. 

Concluímos então que OKR é uma metodologia que tem como objetivo simplificar e melhorar as estratégias de uma empresa com base em objetivos e metas. 

 

Por que utilizar OKRs? 

Existem inúmeros motivos para você investir na ferramenta de OKRs. E se mesclar os métodos ágeis com os OKRs você pode evoluir ainda mais como empresa e com o seus times. Vamos mostrar alguns motivos do porque você DEVE usar os OKRs. 

 

  • Auxilia na gestão de times: Os gestores conseguem estabelecer um planejamento e como organizar a execução da programação que foi criada. 
  • Traz alinhamento e transparência: Os times passam a ter uma visão clara do objetivo principal da empresa e a transparência de como tudo está sendo feito, quais obstáculos, os resultados e etc.
  • Cria uma cultura de resultados: Os gestores da empresa começam a implementar dentro dos time um sentimento de cumprimento de propósito, onde as pessoas se tornam movidas por resultados.

 

Simon Sinek, um grande autor e conhecedor da gestão de equipes, utiliza de uma frase, que inclusive virou livro que é: Comece pelo Porquê. Essa simples frase está super ligada com a ferramenta de OKR. Vamos entender o porquê através da imagem abaixo.

OKRS com métodos Ágeis: por onde começar?

No centro do círculo temos o porquê, e o Sniker explica que você precisa responder o porque você trabalha, o porque seu time faz as tarefas que fazem. Após responder o porquê, você deve identificar o como serão feitas essas demandas que criaram em cima da resposta do porquê. E por fim, a equipe irá desenhar um plano de ação que é o que vamos fazer para atingir o objetivo principal da empresa. 

 

E essa explicação do Simon é muito equivalente as OKRs. Veja só: 

Primeiro vamos começar pelo porquê. Nessa caso, no OKR o porquê é o objetivo (O) que você e sua empresa determinaram para o seu negócio.

Logo depois você vem com o como, que nesse caso são os objetivos chaves (key Results - k), exemplo: como eu vou fazer para alcançar esse objetivo geral?

E por último, que não aparece no nome OKR, mas que está presente na hora de botar a mão na massa é o “O que”. O que o seu time precisa fazer para alcançar o objetivo determinado?

 

Exemplo de OKRs

Vamos trazer exemplos simples para que fique fácil de entender e assim vocês começarem a aplicar isso dentro do time. 

Vamos definir que o nosso Objetivo (o) é melhorar a saúde.

Os resultados chaves serão (k): K1: Emagrecer 6 kg / k2: Colocar o colesterol LDL em 130.

As iniciativas para alcançar esse objetivo são: Marcar uma consulta médica / Iniciar uma dieta / fazer exercícios 3 vezes por semana. 

 

Características dos OKRs

Existem algumas características para que a aplicação dos OKrs seja impecável e que você tenha bons resultados. 

  1. Os objetivos precisam ser qualitativos e alcançáveis em um tempo relativamente curto, por exemplo, na Agile School determinamos objetivos a cada 3 meses. 
  2. Os resultados chaves precisam quantitativos, ou seja, que possam ser mensurados. 
  3. Ações práticas com prazos para acontecer, além de poder trabalhar com hipóteses. Exemplo: Será que se eu fizer exercício 3 vezes na semana eu consigo perder peso?
  4. Os OKRs podem acontecer em níveis, ou seja, você pode criar um OKR organizacional que depois ele pode se desdobrar para outros objetivos e resultados.
  5. Os Okrs acontecem em ciclos, isso quer dizer que dependendo do tamanho do seu OKR a sua cadência pode ser semestral, anual, bimestral e etc. 

 

Importante deixar claro que os resultados chaves não são diretamente a ação que você irá fazer para alcançar o objetivo. Veja, no nosso exemplo o nosso resultado chave não é fazer exercício físico.

Isso porque, não é a ação que irá te mostrar se você está atingindo sua meta, que no nosso exemplo é ser mais saudável. 

Outra coisa fundamental é que seu time participe dessa definição, pois são eles que irão colocar a mão na massa e ter claro quais as ações ele precisa tomar para alcançar o objetivo principal da empresa. 

 

Conclusão

A ferramenta de OKRs é antiga, entretanto ela vem se popularizando nos dias atuais, juntamente com os métodos ágeis. Com ela, é possível criar um fluxo de demandas para alcançar o principal objetivo da empresa como um todo. 

Com suas características e seu passo a passo, sua empresa ou seu time podem trazer grandes resultados como, aumentar a produtividade, ter uma melhor gestão de crise, times autogerenciáveis, trabalho coletivo e aumentar sua receita recorrente. 

Na Agile School, utilizamos em diversas áreas as OKRs para determinar o crescimento do time, da empresa e de cada profissional. Determinamos diferentes demandas que cada executor fará para alcançar os objetivos que foram determinados pela equipe.

menu