Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Fundamentos do papel de Scrum Master

Fundamentos do papel de Scrum Master

Saiba quais são os trabalhos elementares que um Scrum Master deve dominar

Você sabe qual é o trabalho mais elementar do papel do Scrum Master? Aquelas tarefas fundamentais que essa pessoa precisa dominar para exercer essa função? Bom, vamos falar sobre isso começando com uma história que aconteceu comigo…

Meu filho mais velho tem oito anos e está aprendendo a jogar futebol. Ele assiste aos jogos pela TV, observando atentamente grandes nomes como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, fazendo aquelas “firulas”, dando suas “pedaladas”, fazendo gols de bicicleta, movimentos quase acrobáticos. Ao perceber seu interesse por reproduzir aqueles movimentos super avançados, expliquei que, naquele momento, o mais importante para ele era aprender os fundamentos. 

Em matéria de futebol, para mim, o essencial que todo jogador deve dominar é o toque de bola. Por isso expliquei que ele precisava aprender a receber a bola, tocar para o amiguinho ao lado. Isso deve ser praticado até o domínio pleno do fundamento. Pois, sem isso, não tem nada que o fará ser efetivo em jogar bem a bola, ou seja, jogar bem o futebol.

Depois desse papo com o pequeno, me peguei pensando: o que é elementar na função de Scrum Master? Quais são os fundamentos que esse papel precisa dominar? Sendo assim, selecionei três competências principais e essenciais para que o papel de SM seja realmente cumprido com propósito e sucesso.

  • Dominar o framework Scrum (até conseguir ensinar para alguém)

Isso mesmo! Pode parecer algo muito básico e até meio óbvio, mas gostaria de deixar aqui como um desafio: pare e veja se consegue dar uma aula de Scrum para sua irmã mais nova, seu cachorro, sua esposa, qualquer pessoa… Segundo o físico, Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel de Fìsica em 1965, “para saber se você domina um assunto, você precisa saber ensinar para alguém”. Se você não conseguir fazer isso, significa que não aprendeu o suficiente sobre aquele tema. 

Então, se você não consegue ensinar o Scrum para outra pessoa, você precisa estudar mais e se aprofundar mais na teoria do que é o framework. Isso também vai te ajudar na prática, quando tiver de ensinar ao seu time os mesmos conceitos, já que faz parte do papel de Scrum Master dar esse suporte à execução do Scrum no dia a dia. 

As pessoas hoje em dia não querem mais executar uma regra apenas por executar, mas sim entender os motivadores; para quê esse framework existe; em que está fundamentado… E isso faz parte do papel de Scrum Master: ENSINAR.

Também é importante dominar o Scrum para ensinar ao cliente. Muitas vezes, o cliente não tem contato com Métodos Ágeis em geral, como você vai explicar essa nova forma de trabalhar, mostrar o real valor e os benefícios?

Ouça o Scrum Guide Audiobook em português!

  • Ter uma boa dinâmica para remover impedimentos do time

Desbloquear o time é uma atividade fundamental e básica do papel de Scrum Master. Parece simples, mas na prática não é! Existem diversas formas de remover impedimentos, e o Scrum Master que encontra a maneira mais efetiva e adequada percebe toda a diferença que isso faz.

É comum ver times que ficam, um, dois, três dias, até uma semana, impedidos e o SM não consegue resolver o assunto, desbloquear o time. Isso traz um impacto grande ao Objetivo da Sprint, prejudicando a entrega de valor do time como um todo. Domine esse fundamento, se prepare, busque técnicas e aprimore suas habilidades para desimpedir o time.

  • Scrum Master deve ser um facilitador

Nesse tópico vou me restringir unicamente à facilitação dos eventos do Scrum. Para ser um bom facilitador, é preciso ser uma pessoa organizada, com boa comunicação, voz ativa, postura e conseguir a atenção de todos os participantes para o foco do evento, garantindo que o mesmo está cumprindo seu propósito. 

Também é fundamental que aquele que exerce o papel de SM saiba ajudar as pessoas durante as discussões e o choque de ideias. Nesse momento é importante a sensibilidade de analisar o ambiente, dar voz aos participantes e gerenciar possíveis conflitos. Ter uma boa técnica para deixar visível o “onde estamos” e “onde queremos chegar”, fazer um resumo final de cada reunião para deixar os pontos o mais alinhados possível para os envolvidos… Isso mostra que o Scrum Master está exercendo seu perfil de liderança e influência.

Se você se atentar aos fundamentos, dominar o framework Scrum, remover bem os impedimentos e ser um bom facilitador, sua carreira como Agilista vai longe! E se você exerce o papel de Product Owner ou de Time de Desenvolvimento, se atente aos nossos artigos pois essa série de elementares continua.

Ainda não conquistou sua certificação PSM I? Inscreva-se agora para a próxima turma de Professional Scrum Master e eleve o seu nível profissional.

menu