Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

O que faz um Scrum Master?

Entenda melhor o que é o papel de Scrum Master e como ele atua dentro de um time

Como o nome já diz, o Scrum Master (SM), é o Mestre do Scrum, ou seja, é a figura responsável por promover e suportar o Scrum dentro das organizações. Porém, como o Scrum Master faz isso?

Coach free icon

O Product Owner (PO) é responsável por construir o produto certo. O Time de Desenvolvimento (Time) é responsável por construir o produto do jeito certo. O Scrum Master ajuda todo o Time Scrum e a organização a entender a teoria, prática, regras e valores do Scrum.Por este motivo, o SM é chamado de líder-servidor, pois é um papel que busca auxiliar o entendimento do Scrum e as interações que o Time Scrum tem com o restante da organização, quais dessas interações são úteis e como os processos estabelecidos podem ser melhorados para que o Time Scrum entregue valor continuadamente e atinja a alta performance.

Dessa forma, o SM trabalha suportando o PO, o Time de Desenvolvimento e a Organização.

SM suporta o PO:

  • Ajudando-o em técnicas de gestão e priorização do backlog, de modo que os itens do backlog do produto estejam estabelecidos de forma clara para todos;
  • Facilitando os eventos Scrum;
  • Na compreensão de práticas ágeis. 

SM suporta o Time:

  • Ensinando-os como se auto-organizar e colaborar uns com os outros;
  • Removendo impedimentos que excedam a capacidade de auto-organização do time;
  • Treinando o Time em ambientes nos quais o Scrum ainda não está totalmente estabelecido e compreendido.

SM suporta a Organização:

  • Liderando e treinando a todos na adoção do Scrum;
  • Planejando implementações Scrum dentro da organização;
  • Disseminando a compreensão sobre a forma como um produto empírico é estabelecido;
  • Causando mudanças que aumentem a produtividade do Time;
  • Trabalhando com outros Scrum Masters na disseminação da cultura ágil.

Instâncias do Scrum Master:

Uma das instâncias do SM é a realizar o Coach do Time Scrum ajudando na redução da barreira entre eles. Não é incomum o cenário em que Time de Desenvolvimento e Product Owner se veem em lados opostos, como opositores. Obviamente que essa é uma visão completamente errada entre as contrapartes, uma vez que ambas necessitam uma da outra.Nesse cenário complexo, cabe ao SM ajudar o Time Scrum a reconhecer como todas as partes colaboram entre si, reduzir esse distanciamento e ajudá-los a seguir na jornada ágil, avançando em maturidade e resolvendo seus próprios problemas.

O SM atua também como Facilitador buscando sempre a melhoria do processo estabelecido e facilitando os eventos do Scrum: Sprint Planning, Sprint, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective.

Outro papel do SM é de ser Removedor de Impedimentos. Impedimento é definido como o que excede a capacidade de auto-organização do Time e que possa comprometer que o Objetivo da Sprint seja alcançado. É comum o Time demandar algumas coisas para o SM que não sejam necessariamente um impedimento e não há nada que impeça o SM de colaborar com o Time na realização dessa demanda. Contudo, é importante que o SM não vire um “secretário” do Time, causando assim uma disfunção em seu papel e tomando seu tempo com atividades que não geram valor e não contribuem para a maturidade do time.

O SM atua como um Agente de Mudanças da organização à medida que provoca mudanças que ajudem cada vez mais o Time Scrum a performar.

Para mais detalhes sobre as instâncias do SM , te convido a ler o artigo “As 8 Instâncias do Scrum Master” disponível aqui no nosso blog.

Características do Scrum Master:

O SM deve ser um profundo conhecedor do Scrum por ser a pessoa responsável por propagar os valores, pilares e regras do Scrum dentro das organizações. Ele não precisa ter domínio do conhecimento técnico e nem de negócio, mas sem dúvida, ter um bom conhecimento nessas disciplinas o torna um bom questionador, sendo um diferencial para o processo de coaching do Time.

Um bom questionador geralmente é paciente e esta é outra característica que um grande Scrum Master deve ter, pois o processo de coaching exige do SM tempo para que o time alcance a resposta esperada. Ainda que o SM acredite que saiba a resposta, levar o time a encontrá-la é o melhor caminho, pois a solução que emerge do conhecimento coletivo pode ser preferível à que o SM acreditava. Mais do que isso: quando o Time encontra suas próprias soluções gera mais engajamento e comprometimento uma vez que foi o próprio Time que chegou aquela conclusão.

Ser colaborativo é uma característica nata do Scrum Master, por ser um papel que trabalha com várias frentes (PO, Time e Organização) ele precisa ser bastante colaborativo. Como coach do processo, o SM contribui na busca de novas oportunidades de melhoria.

Conclusão

O papel do Scrum Master é incompreendido em muitas organizações por não ser um papel técnico. Um grande Scrum Master precisa desenvolver tanto soft skills quanto hard skills pois a maior parte do tempo gasto pelo SM é com o processo e com as pessoas envolvidas neste. A empatia e a escuta ativa são ingredientes fundamentais para o desenvolvimento do trabalho do SM.

Assista: Scrum master recém chegado, o que fazer?

Leia também: O que é a Sprint Planning?

 

E se você está começando ou pretende atuar como Scrum Master e quer elevar o seu nível de conhecimento – e ainda obter sua certificação pela Scrum.org, conheça nosso treinamento Professional Scrum Master.

Agora se você já atua como Scrum Master e precisa se aprofundar em técnicas mais avançadas, o treinamento Professional Scrum Master II é ideal para isso.

Aproveite, pois estamos com turmas abertas para esses e outros cursos. Clique aqui e confira nossa Agenda completa!

 

menu