Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

O que é a Daily Scrum?

Como o nome já diz, a Daily Scrum, também chamada de Daily, Daily Meeting ou Reunião Diária, é um evento que acontece diariamente, possui um time-box de 15 minutos, que independe do tamanho do time ou do tamanho da Sprint.

Seu propósito é que o Time de Desenvolvimento realize inspeção e adaptação sobre o plano de trabalho necessário para atingir o Sprint Goal (Objetivo da Sprint) definido no planejamento.

Dessa forma, o plano de trabalho que o time estipulou na Sprint Planning e que portanto, compõe o Sprint Backlog, é revisto e sincronizado entre todos os membros do Time de Desenvolvimento.

É desejável que a Daily seja feita sempre no mesmo local e horário, de forma a reduzir a complexidade e trazer hábito, disciplina e cadência para o time.

Outro ponto que era recomendado (e agora não obrigatório) é que a Daily seja feita de pé, como uma boa prática para que o Time de Desenvolvimento cumpra o time box de 15 minutos, uma vez que o fato de estar em pé, gera certo “desconforto” e evita que o time perca o foco.

Imprescindível, independente da maneira que a Daily será conduzida, é ter em mente que seu objetivo é o alinhamento entre os membros do time, qual trabalho será realizado naquele dia a fim de atender o Sprint Goal e se existe algum impedimento para que o time atinja tal objetivo.

Assim, além da Daily ser uma reunião de alinhamento entre o Time de Desenvolvimento, ela é uma oportunidade que o time tem de se auto-organizar, e de aumentar a probabilidade de atingir a meta da sprint.

Durante a Daily, cada membro do time compartilha o que está fazendo para atingir o objetivo e se precisa de alguma ajuda ou possui alguma dependência de algum par, exemplo: do QA, do Frontend, do Backend, do Designer… ou ainda de alguma definição de negócio que não está muito clara ou mesmo ausente.

O time, além de alguma dependência interna, como no caso acima, pode estar com alguma dependência externa. Nesse momento, o Scrum Master, pode ajudar para que essa dependência não se torne um impedimento, embora muitas das vezes tal dependência seja resolvida com um telefonema, e-mail ou simplesmente uma conversa entre o time e a parte externa.

É importante ressaltar que a Daily é um evento do Time de Desenvolvimento, ou seja, o time é o responsável por ela acontecer, sua condução e formato, por isso, é obrigatório que todos os membros do Time de Desenvolvimento estejam presentes. A presença do Scrum Master e do Product Owner não são obrigatórias, mas é uma boa prática que eles estejam presentes, desde que seu comparecimento não retire a auto-organização do time. 

Caso algum stakeholder queira atender à Daily, não há objeção quanto a isso, mas nesse caso, ele não deve se intrometer na discussão do time, até mesmo para evitar que a Daily se transforme numa reunião de Status Report, que não é o seu propósito.

Cabe ao Scrum Master ficar responsável por isso, garantindo sobretudo que a Daily aconteça e que seu propósito seja atingido. 

A Daily é um evento chave para melhorar a comunicação, eliminar outras reuniões, identificar impedimentos e melhorar o nível de conhecimento do time, por meio da inspeção e adaptação do Sprint Backlog e também uma forma de dar transparência para todos os membros do time, compreendendo dessa forma, os 3 pilares do empirismo que são a base do Scrum.

E se você precisa aprender mais sobre Scrum para realmente usar no seu dia a dia e elevar seu nível profissional, participe do nosso próximo treinamento Applying Professional Scrum. Inscreva-se!

menu