Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Fazendo seu time entregar mais. Como aumentar a velocidade

Velocidade no Scrum é uma prática complementar.

Ela não é descrita no Scrum Guide, mas é utilizado e reconhecido por muitos da comunidade.

O que é Velocidade?

Velocidade é uma medida de itens do Product Backlog entregues por Sprint.  De acordo com o glossário Scrum.org (https://www.scrum.org/resources/scrum-glossary), velocidade é uma indicação opcional da quantidade de Product Backlog Itens transformado em Incremento, durante um Sprint, por um Time Scrum.

Onde usar esse indicador?

Sprint Planning: Esse indicador é utilizado pelo time de desenvolvimento, no Sprint Planning, para auxiliar na montagem do Sprint Backlog. Por exemplo, se o time de desenvolvimento sabe historicamente entrega em média 5 itens do Product Backlog por Sprint, então no Planejamento do Sprint, esse time tende a pegar algo aproximado dos 5 itens do Product Backlog.

Monitoramento e progresso do proejto: A mesma informação é utilizado pelo Product Owner para fazer a previsão sobre o Product Backlog. No mesmo cenário acima, sabendo que o time de desenvolvimento sabe historicamente entrega em média 5 itens do Product Backlog por Sprint, e olhando o Product Backlog, conseguimos projetar quando um item ficará pronto, ou qual a previsão de entrega para os próximos Sprints.

Posso prever o futuro?

Vale destacar que Velocidade é utilizado apenas para auxiliar o planejamento, de uma forma empírica (olhando o passado para projetar o futuro), seja do Sprint ou de uma Release.

Não deve ser utilizado a Velocidade como fator de sucesso de um time. Sucesso deve ser sempre baseado em valor entregue, em satisfação do cliente, em resolução de problemas de negócio. Os entregáveis são a parte mais importante de um time Scrum, e não suas métricas.

Velocidade não é boa ou ruim. É apenas um indicador, um fato. Não tem velocidade boa ou ruim.

Como Aumentar a Velocidade?

Como consigo dentro do Scrum, ajudar o time a entregar mais?

Nível de detalhes dos itens / refinamento: quanto mais detalhes os itens do Product Backlog possuírem, menos tempo será gasto para o time se planejar.

Priorização: Se os itens tiverem priorizados, a velocidade do time aumenta, pois esse time terá os itens mais importantes entregues primeiro. Um bom PO é que consegue FDP (fatiar, descartar e priorizar). Se você chega ao final de uma release e itens essenciais estão faltando, você provavelmente não priorizou corretamente o desenvolvimento. Você deve ter sido iterativo mas não iterativo e incremental.

Débito técnico: Quanto mais débito técnico no projeto, esse tende a ficar mais difícil de trabalhar.

Formação de time: um time que não se comunica, que não trabalha junto, que não tem os valores do Scrum vividos, com certeza tem problemas durante o desenvolvimento.

Propósito / visão clara / autonomia: um time que não sabe para onde está indo, e só tem um monte de tarefas, tende a ser menos engajado, a dar menos ideias do que um time que tem uma visão clara e autonomia para atingir aquele objetivo.

Alocação de pessoas:  mas quando coloca mais pessoas, tende a cair um pouco até estabilizar novamente.

Mais horas: mas isso é provado que as pessoas tendem a colocar bugs no sistema.

Melhoria contínua: utilizar realmente a Sprint Retrospective para fazer o time crescer mais.

Aprendizado / Inspeção e Adaptação: Ter um incremento Done ao final de um sprint, e juntamente com stakeholders, inspecionar o incremento, aprender com ele e ajustar o plano.

Remoção de impedimentos: impedimento é tudo aquilo que atrapalha o time de entregar e que não pode ser resolvido pelo próprio time. Esse item está ligado diretamente com o trabalho do Scrum Master.

Alocação de pessoas e mais horas alocadas, infelizmente são os únicos itens que muitos times reconhecem de como forma de aumentar a velocidade.

E ai, se você é um Scrum Master, consegue aumentar a velocidade do seu time trabalhando nos itens acima?

Mas preste atenção - não é o objetivo aumenta a velocidade por aumentar. O objetivo é como podemos gerar mais valor.

Use a lista abaixo e preencha 1: nem sei por onde começar; 2: trabalho um pouco com o meu time; 3: acho que não tenho problemas com isso, mas tenho que ficar sempre alerta; 4: atuamente domino isso.

Depois some e tudo e veja como você se encontra...

(  ) Nível de detalhes dos itens / refinamento
(  ) Priorização
(  ) Débito técnico
(  ) Formação de time
(  ) Propósito / visão clara / autonomia
(  ) Melhoria contínua
(  ) Aprendizado / Inspeção e Adaptação
(  ) Remoção de impedimentos

menu