Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Daily Scrum x Status Report

O que é Daily Scrum?

Daily Scrum é uma oportunidade que o time tem para inspeção e adaptação quanto ao seu progresso em direção ao objetivo da sprint.

É um evento que deve durar não mais que 15 minutos, tempo suficiente para que todo o time saiba o que cada um está fazendo e qual o plano de trabalho para as próximas 24 horas, dessa forma, o time aumenta a colaboração e mantêm o foco em direção ao objetivo da sprint.

Esse evento deve ser organizado pelo Time de Desenvolvimento e por isso, mesmo se tivermos alguma ausência, o mesmo deve acontecer, preferencialmente, na mesma hora e local, a fim de reduzir a complexidade e ajudar os indivíduos a estabelecer o hábito.

O papel do SM nesse evento, é garantir que ele ocorra e que as pessoas entendem e aplicam o conceito corretamente. Contudo, a responsabilidade pela condução da Daily é do Time de Desenvolvimento.

Além disso, cabe ao SM, ensinar ao time a manter o time-box de 15 minutos e tomar um plano de ação para impedimentos que vão além da auto-organização do time.

Importante: impedimentos devem ser de conhecimento de todo o time no momento que surgem, não sendo necessário esperar apenas a daily para que o time tome ciência.

O SM não deve fazer perguntas para cada um, ou tomar nota, de modo a não torná-la um evento de Status Report.

Ao invés disso, é uma oportunidade que o time tem para que todos saibam o que cada um está fazendo e se necessário, um cooperar com o outro, como um time. Na prática, a Daily é um momento de colaboração entre os membros do Time de Desenvolvimento.

Gosto de pensar na Daily como um “Collaboration Meeting”, porque é justamente assim que ela deve ser: uma oportunidade, um momento de colaboração de todo o time. Por isso, a importância de um objetivo bem definido, que entregue valor ao negócio e que todos do time possam contribuir para o atingimento dele.

Um vez que a daily é um momento que promove a colaboração, a medida que o time evolue e caminha para a entrega do objetivo, é importante que o time celebre essas pequenas conquistas. Nesse momento, principalmente quando o time está em formação, o SM pode liderar essa celebração de modo a trazer mais engajamento e cooperação entre todo o time.

O que é Status Meeting?

Não há uma definição sobre o que seria uma sessão de status meeting. Contudo, o que se vê nas empresas é que, geralmente nessas oportunidades, os indivíduos falam de suas próprias atividades, sem que haja um senso de time, algo que outras pessoas possam colaborar.

Geralmente em sessões de status meeting, um status é fornecido para alguém, geralmente um líder. Além disso, não existe um objetivo de negócio claro a ser atendido, mas sim um conjunto de tarefas a serem cumpridas. O senso de time é pouco ou mesmo inexistente, favorecendo a formação de silos.

Em ambientes de status meeting, adaptações são difíceis e, por isso, inovações não acontecem.

Pode parecer que “Daily Scrum” e “Status Meeting” são algo parecido, mas na prática são bem diferentes e tais diferenças impactam drasticamente na produtividade, formação, engajamento e colaboração do time.

menu