Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Conheça os pilares para adotar métodos ágeis em sua empresa

Saiba quais são as áreas necessárias para passar por essa transformação 

Muitas empresas querem estar mais adequadas às atuais práticas e modelos de trabalho, mas não sabem por onde começar essa transformação, seja ela apenas adotar o uso de métodos ágeis.

Por isso, para nós da Agile School, esse processo de transformação ágil possui 4 pilares principais e, sabendo quais são eles, você como agente de mudanças consegue atuar de forma efetiva nesse momento de evoluções que todo o mercado está passando.

O que é Transformação Ágil?

Bom, nós sempre falamos em nossos conteúdos sobre o que é a transformação ágil e qual a importância dela nas empresas nos dias de hoje.

Em resumo, a transformação ágil é quando empresas criam produtos e/ou serviços inovadores para atender os desejos dos clientes.

Esse processo de mudanças tem o objetivo de simplificar a forma de execução de projetos, sempre focando em melhores resultados, mais vantagem competitiva no mercado e em um modelo de trabalho produtivo, sustentável e satisfatório.

Os 4Ps da Transformação Ágil

Os 4Ps da transformação ágil é um modelo de trabalho que nossa área de soluções corporativas  – a Agile.Inc criou para ajudar as empresas a fazer uma análise completa e entender em que estágio de maturidade ágil se encontram e quais pilares precisam ser trabalhados para essas mudanças serem positivas.

Analisando cada um dos 4Ps é possível descobrir, então, o que será feito para se tornar ágil.

O que sua empresa ainda precisa desenvolver? Qual área precisa de mais atenção? 

Vamos entender isso a seguir:

Processos 

As pessoas que exercem o papel de Agilista têm foco nos processos, ou seja, garantem o fluxo de trabalho através de ferramentas que ajudam a organizar melhor as pessoas, a fim de ter entregas mais efetivas e profissionais mais engajados.

Entre os diversos frameworks e técnicas utilizadas, 75% das empresas em todo mundo utilizam Scrum como método ágil.

Pessoas

São pessoas que fazem tudo isso acontecer, ou seja, é preciso que toda organização entenda que todos os colaboradores da empresa estejam juntos na mudança da transformação ágil.

Para que ela ocorra de forma tranquila, é necessário que as pessoas tenham confiança umas nas outras, tenham senso de time, papéis e responsabilidades claras, trabalhem por um único propósito, tenham metas compartilhadas, boa comunicação e transparência.

Esse pilar é muito importante já que, a falta de algum desses comportamentos citados acima, interferem em todo o time e resultados.

Produto

Na área de Produto, não é apenas o papel de Product Owner que deve estar totalmente envolvido, é preciso analisar a gestão de Product Backlog, como um todo, conhecer bem o usuário e alinhar as demandas e necessidades com todos stakeholders.

Se a organização não tem visão de produto, não conhece bem o cliente e nem desenvolve suas funcionalidades colocando-o no centro, a forma como estão utilizando o Ágil provavelmente é bem mecânica.

Práticas de engenharia

Este pilar está totalmente ligado aos conhecidos Developers, são técnicas que fazem com que tudo seja entregue da melhor forma possível.

Enquanto nos processos temos ferramentas como Scrum e Kanban,na área de Engenharia temos o XP, DevOps, um grande mindset de Qualidade para que tudo ocorra como necessário.

Saiba mais sobre estas ferramentas e pilares em neste artigo completo da Agile.Inc sobre transformação ágil. 

Aqui na Agile School, temos treinamentos especializados e focados na transformação ágil para te ajudar a atingir seus objetivos pessoais e profissionais. Fale com nosso time de especialistas e conheça o curso que mais se encaixa com sua necessidade.

Para saber mais sobre esse assunto, assista esse vídeo: 

menu