Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Como se tornar Scrum Master sem ter experiência

Cinco dicas valiosas para se destacar nessa carreira mesmo sem tanta prática e conhecimento

Apontada como uma das profissões emergentes lá no começo de 2020, o papel do especialista em Agilidade ganha cada vez mais espaço dentro das empresas. Por isso, se tornar Scrum Master tem sido o objetivo de muitas pessoas atualmente, principalmente as que já atuam gerenciando projetos e ou times.

Entretanto, muitas pessoas nos questionam diariamente sobre um grande desafio desse movimento: como ter experiência como Scrum Master sem uma chance de trabalhar e aprender?

Ou seja, uma vez que, sem experiência prévia você não consegue um trabalho na área e, sem emprego, você não adquire experiências na prática… O que vira um ciclo infinito de frustração e muito desânimo.

E é por isso que, no texto de hoje, vamos trazer dicas do que você pode fazer para que, mesmo sem experiência, consiga uma boa oportunidade de trabalho como Scrum Master, cresça nessa área e se destaque pelos conhecimentos e experiências que possui.

Você também pode assistir ao vídeo no qual falamos sobre esse assunto… É só acessar aqui.

3 dicas do que fazer para ser contratado como Scrum Master

1. Demonstre seu conhecimento

Antes de tudo, você precisa estudar e muito o framework Scrum. Como ele é a base teórica e até prática do que um Scrum Master precisa saber é mais do que necessário você entender e ter de cabeça para as entrevistas.

Isso porque, os recrutadores poderão te questionar sobre todo o framework Scrum, sobre os artefatos, eventos, papéis e valores, entre outros pontos. E, se você não dominar esse contexto, suas chances neste processo seletivo podem diminuir!

Então, se você realmente deseja se tornar Scrum Master e quer conquistar uma boa oportunidade de trabalho, estude, estude e ESTUDE. Só assim você vai conseguir absorver toda a metodologia e se sair bem nessa fase de processos seletivos e começo de atuação também.

2. Tenha uma boa comunicação

Para passar uma “boa impressão” é importante que você tenha uma comunicação muito efetiva, ou seja, adote uma postura de confiança, na qual demonstre realmente que você sabe e entende do que está falando.

Além disso, a comunicação será muito necessária para a facilitação dos eventos como Scrum Master dentro dos times, por exemplo. Para se tornar um especialista em Scrum é preciso tomar certos posicionamentos e formas de se expressar e, por isso, a comunicação é essencial para transmitir com clareza tudo que precisa ser alinhado, não apenas em entrevistas, mas no seu dia a dia de trabalho

3. Demonstre experiência pessoal

Para que a empresa que está contratando confie no seu potencial e realmente identifique que você é a pessoa ideal para exercer o papel de Scrum Master, é importante compartilhar experiências anteriores, sejam elas com gestão de pessoas, equipes ou tarefas, mesmo sem práticas de Scrum.

Caso você não tenha essas experiências, praticar o framework Scrum com situações do cotidiano pode facilitar muito e poderá ser utilizado nas entrevistas como práticas e cases. Por exemplo, se você planejou a gestão de obras da sua casa com Scrum, apresente o que você fez, os benefícios e os resultados. Desta forma, a pessoa recrutadora consegue entender onde e como você pratica os ensinamentos que teve, suas decisões e atitudes mediante à essas iniciativas.

Dica bônus #1: o que fazer antes do processo seletivo

Se conectar com pessoas do ambiente de Agilidade é fundamental! Então, participe de eventos, comunidades, conversas, para que haja sempre trocas de experiências e conhecimento e isso te ajudará a ter contatos e até indicações para vagas. Network é indispensável, principalmente em um início de carreira.

Dica bônus #2: o que fazer depois do processo seletivo

Devido a falta de experiência, os contratantes, na maioria das vezes, vão te oferecer um salário abaixo do que você espera para começar como Scrum Master. Por isso, é importante você estar preparado para essa realidade! Dar esse pequeno passo para trás pode te trazer muitos benefícios. Planejamento então é super importante também!

Até porque, conforme sua evolução e experiência na empresa que você escolheu ter sua primeira vivência como Scrum Master, conforme você mostrar seu crescimento, a remuneração pode aumentar e você conquistar o que desejava desde o início.

Para finalizar…

A transição ou início de carreira pode ser bem desafiador para alguns, mas o importante é se dedicar aos estudos, fazer networking e praticar o que você está aprendendo para evoluir ainda mais nessa nova jornada.

Aqui na Agile School, temos treinamentos e suporte para profissionais que desejam trabalhar com produtos digitais e gestão de pessoas de uma forma mais digital. Especialmente, para quem deseja iniciar no papel de Scrum Master!

Você pode conferir nossos treinamentos e saber mais sobre o curso e certificação Aplicando Scrum, da Scrum.org, clicando aqui.

menu