Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Como elaborar uma boa Planning

Entregas de valor e organização são coisas que todo Product Owner deve se atentar, ao dividir a execução de tarefas no seu time, por isso, é extremamente importante elaborar uma boa Planning, o primeiro evento da Sprint do Framework Scrum.

A partir dela, serão definidos os objetivos do time, o planejamento do que será realizado, e as ações necessárias para tal, buscando gerar resultados positivos para a organização e equipe, através dos itens que serão executados.

Como todos os eventos do Scrum, na Planning também há input (entrada de informações), o processamento (onde acontecem as decisões) e o output (o que sairá do plano de execução). Por isso, é importante que o time esteja de acordo com a sua capacidade de realização de tarefas, e possíveis impedimentos como: ausência de colaborador, férias, entrada de novos membros…Afinal, tudo isso pode impactar na busca pelo objetivo dessa equipe. Dito isso, vamos às estratégias para que sua Planning ocorra com êxito!

1 - Dedicar 25% da Planning para a resolução de débitos técnicos

Os débitos técnicos costumam ocorrer quando os prazos são priorizados acima da qualidade de um produto ou serviço, causando consequências negativas para a equipe, que em breve, terão que ser resolvidas.

Logo, o frequente acúmulo desses débitos e situações não-resolvidas, acaba virando uma “bomba” para o time, por isso, é de extrema importância ter um tempo separado para priorizá-los de forma a não deixar a Planning exaustiva.

2 - Ter objetivo bem definido

O objetivo é o que move a execução de tarefas, portanto ele deve estar claro para todos que pertencem àquele time. Pergunte-se onde você quer chegar ao final da Sprint, e assim, é possível priorizar as entregas que estarão alinhadas a isso.

3 - Não postergar itens para a próxima Sprint

Uma vez que seu objetivo está 100% definido, é possível estabelecer as normas e políticas para que os itens sejam considerados finalizados, e a relevância dos mesmos.

Tenha cuidado com o tempo de execução de cada um deles, e procure não levar coisas de uma sprint para outra, o que pode gerar os débitos técnicos que citamos anteriormente.

4 - Não sobrecarregar ao time

É crucial entender o quanto de tarefas a equipe é capaz de executar no tempo estabelecido para a Sprint, entretanto, alguns PO’s e Stakeholders possuem o costume de colocar coisas que estão além da capacidade do time.

Afinal, uma vez que, ao final da Sprint, aqueles itens não são resolvidos, a moral de toda equipe é abalada e tanto o PO quanto os colaboradores, têm sua motivação afetada negativamente por isso.

5 - Defina o tempo exato para a Sprint

De acordo com as boas práticas da Agilidade, as Sprints costumam ter uma duração de até quatro semanas, mas é necessário que, uma vez que esse período seja definido ele seja mantido para que o time tenha uma cadência com o restante da organização.

Afinal, durante a review, os stakeholders serão convidados e eles precisam saber se as entregas ocorrerão daqui duas, três ou quatro semanas. Não manter uma cadência pode afastá-los e gerar resultados negativos.

6 - Manter a motivação do time e não trabalhar além da capacidade

Como já falamos anteriormente, um dos tópicos mais importantes para manter uma boa sprint planning, é não sobrecarregar o time, mas também, não trabalhar no seu limite. É essencial deixar espaços de folga na planning, para cuidar de imprevistos sem comprometer o BackLog que foi estimado para resolução.

Além disso, se algum membro estiver com dificuldades, outro colaborador pode auxiliá-lo sem atrapalhar a entrega do time. 

Tudo isso, implica diretamente na motivação da equipe, que o aspecto principal para que a Planning ocorra de forma positiva, então, atente-se ao quanto seus colaboradores estão satisfeitos com as entregas, com os resultados e com as execuções das tarefas, pois um time motivado é o que faz a diferença.

Para concluir…

Agora que você sabe como realizar uma Planning com bom direcionamento está hora de colocar em prática. Comece conversando com sua equipe e entenda como a demanda de cada um funciona. Com isso, vocês, como time, conseguem chegar a conclusão de qual o melhor tempo de sprint para que os resultados sejam alcançados com boa qualidade. 


Na Agile School temos o treinamento Professional Scrum Master onde especialistas do mercado ajudam os alunos a colocarem em prática o que comentamos durante o texto. Acesse aqui e garanta sua vaga.

menu