Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

As principais práticas do Kanban no time Scrum

As principais práticas do Kanban no time Scrum

Já explicamos para vocês a diferença entre o Kanban e o Scrum, e mostramos também que um pode ser complemento do outro e, não necessariamente, concorrentes. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre algumas práticas do Kanban que podem ser utilizadas no time Scrum e como elas podem melhorar ainda mais os resultados de um time. 

Lembrando que, por mais que existam empresas que se adaptam melhor ao Scrum, outras ao Kanban, não é necessário escolher por uma ou outra. Você pode usar ambas práticas em conjunto e trazer uma melhora de performance ainda maior para o seu time, colhendo o melhor de cada abordagem.

Você pode ler mais sobre as diferenças desses dois modelos de trabalho aqui.

  1. Visualizar o Workflow 

O primeiro passo é você conseguir enxergar o seu fluxo de trabalho e quais as etapas que ele irá conter para você conseguir acompanhar o seu progresso. O fluxo que você irá criar vai depender do contexto do seu produto/serviço, ok? Uma forma de você visualizar esse fluxo de maneira funcional e eficaz é através do quadro Kanban. 

Normalmente, nos quadros Kanban utilizamos a gestão visual, que nada mais é do que deixar visível para o time tudo o que for importante, sejam as demandas, as regras, políticas, entre outras informações que forem necessárias.

Você entender melhor sobre o sistema visual e puxado no Kanban aqui neste vídeo.

  1. Limitar o WIP

Essa é uma abordagem que contabiliza a quantidade de tarefas que o time está trabalhando simultaneamente. Tudo que estiver dentro dos limites do quadro, terá um WIP (“Working In Progress”, em tradução livre, significa “trabalho em progresso”), por exemplo: se o seu quadro possui 5 tarefas em andamento o seu WIP será 5, caso tenha 10, o WIP será 10 e assim por diante…

Por isso, é importante limitar o número de tarefas em execução, limitando assim a quantidade de cards que ficam parados nas etapas do quadro Kanban, a fim de priorizar melhores entregas e não mais tarefas em andamento.

Você pode ler mais sobre o WIP aqui. 

E, vale ressaltar que, quando utilizamos o limite do WIP nós reforçamos a utilização do sistema puxado, pois em cada coluna terá um limite de demanda que pode ficar nela.

  1. Gerenciar o itens em progresso 

O time Scrum deve sempre controlar o número de itens, do início ao fim, de demandas no fluxo de trabalho. Um efeito colateral do WIP é o sistema puxado, que possui esse nome pois os membros do time passam a trabalhar em um item e aí só “puxa” ou “seleciona” outro, quando há capacidade clara que mostra que é possível realizar aquela tarefa.

Para finalizar…

Conseguimos observar neste conteúdo que não temos aqui uma questão de evolução do Kanban e/ou do Scrum, muito menos uma escolha binária. É possível entender que existem diferenças óbvias entre ambos, mas que é possível (pra não dizer aconselhável) utilizá-los em conjunto, para potencializar ainda mais suas entregas de valor.

Mas, para que você se torne realmente um especialista, seja em Kanban e/ ou Scrum é necessário muito mais estudo e aprofundamentos que vão além deste blog post!

Na Agile School, temos os treinamentos formulados por grandes nomes do mercado, como o APK (Applying Professional Kanban), que é específico para quem deseja melhorar sua capacidade de agregar valor e ser mais eficaz através do sistema Kanban e o APS (Applying Professional Scrum), para quem deseja aprender de forma sólida e, ao mesmo tempo, prática e rápida a criar um produto digital do zero utilizando Scrum!

E lembrando que estamos com turmas abertas para o treinamento Professional Scrum With Kanban (PSK) totalmente online e ao vivo nos dias 24 e 25/09/2022. Clique aqui e garanta sua vaga!

Agora, se você já domina essas práticas e quer se aprofundar como Agilista, nossa recomendação é conhecer o treinamento Professional Scrum Master II. Clique aqui e saiba mais!

Lembrando que todo ex- aluno Agile School possui desconto de 5% em todos os cursos que disponibilizamos. Para resgatar o seu cupom é só clicar aqui e falar com o nosso especialista.
Caso tenha alguma dúvida sobre qualquer treinamento da Agile School, entre em contato com a gente através do Whatsapp.

menu