Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

As características do Scrum Escalado

A grande maioria das pessoas que começam a estudar o framework Scrum e passam a compreender melhor como funciona esse modelo de trabalho, sentem a necessidade de se aprofundar no assunto e começam a querer entender mais sobre o Scrum Escalado. 

Em 2017, quando Ken Schwaber e Jeff Sutherland atualizaram o Scrum Guide, em uma palestra de apresentação surge uma dúvida sobre o Scrum utilizado em escala e eles respondem que o modelo de trabalho Scrum já é escalado por natureza.

“O importante quando falamos sobre Scrum em escala é dominarmos totalmente o framework com suas características”

 

Mas afinal, o que é o Scrum Escalado?

O Scrum escalado nada mais é do que múltiplos times trabalham para um mesmo produto ou em uma demanda de diferentes produtos que estão interligados. 

Para ficar mais claro eu vou te dizer o que NÃO É Scrum escalado: caso a organização que você trabalha possui diferentes times Scrum para diferentes produtos, isso não é Scrum Escalado! Isso é apenas diversos times trabalhando com o framework Scrum. 

 

As características do Scrum Escalado

O Scrum Guide apresenta 4 características que devem ser vistas tanto quando a organização possui a implementação de um único time, quanto se a empresa possui uma implementação de 5 ,6 ou mais times. 

Isso quer dizer que, os mesmos valores, regras, características, etc são aplicadas para o framework scrum e para o Scrum Escalado. 

 

As 4 características são: 

 

1- Ter um único Product Owner

Isso mesmo, é importante ter somente um Product Owner mesmo que seja em múltiplos times Isso porque ele será o responsável pela iniciativa, ou seja, ele será o tomador de decisão para que não tenha conflitos na hora de gerenciar as demandas e os times ficarem “perdidos”.

 

2- Um único Product Backlog

Independente se a empresa possuir diversos times ou não é importante ter SOMENTE um Product Backlog, isso porque será uma forma mais fácil de você organizar todas as suas frentes de trabalho ordenado. Com isso, a separação do backlog ordenado será para cada um dos times que estão trabalhando para o mesmo objetivo/produto.

 

3- Uma única definição de Pronto

Diante do cenário de múltiplos times, você não terá uma definição de pronto (Definition Of Done) para cada um deles e sim uma única e mútua para todas as equipes, isso porque todos querem alcançar um único objetivo. 

 

4- Um único incremento de Produto

Em uma iniciativa Scrum em escala, ao final da Sprint, você terá somente um único Incremento integrado e criado por todos os times que estão trabalhando nesse mesmo objetivo. 

Com todos os objetivos definidos, conseguimos ver que realmente tanto para times escalados quanto para não escalados as características serão sempre as mesmas. 

 

Para continuar aprendendo...

Bom, esse é um tema que pode se desdobrar em diversos conteúdos, por isso, é super importante se manter atualizado, mas lembrando sempre de se atentar à base, aos fundamentos do framework.

Estudar sempre o Scrum Guide, com suas atualizações, é indispensável para quem quer escalar o Scrum.

E para continuar aprendendo mais sobre esse assunto, seguem duas sugestões de vídeos super relevantes para você que precisa aprender usar o Scrum em escala.

 

menu