Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

Agilidade no trabalho remoto: como encarar o home office com times ágeis?

Entenda como a agilidade pode ajudar neste momento, que não é novidade para alguns, mas para muitos está sendo uma realidade repentina e não programada

Um dos assuntos mais falados nos últimos dias é como encarar o home office e manter a produtividade e suporte aos times sem ter o contato físico. A situação pode parecer simples, mas o home office ainda não é uma realidade para muitos. E aí surge a dúvida, como usar a agilidade no trabalho remoto?

Para facilitar um pouco este momento atípico e repentino, separamos alguns pontos importantes que podem ajudar todas as pessoas envolvidas a trabalharem melhor e com mais agilidade no trabalho remoto.

  • Respeito ao time é essencial para fazer as atividades fluírem. Por isso, estabeleça acordos, seja para o horário que as pessoas estarão trabalhando em conjunto, ou para os eventos e reuniões. Por exemplo, mantenha a daily no mesmo horário todos os dias, mesmo que de forma remota. Essa rotina também ajuda a estruturar o trabalho no ambiente virtual, que está rolando de forma adaptada e mantém o comprometimento das pessoas.

 

  • Não foque apenas no controle e gerenciamento de tarefas, atente-se também aos feedbacks e retrospectivas recorrentes. Dada a incerteza, o momento é de grande pressão e ansiedade, e essa flexibilidade, coragem e transparência promovem uma melhoria contínua mesmo que de forma adaptada. 

 

  • Uma comunicação bem clara e a disponibilidade para resolver problemas também faz toda a diferença. Ou seja, tente ser o mais objetivo possível durante as conversas, principalmente em encontros com muitas pessoas envolvidas. Por exemplo, se precisar solucionar algo rapidamente, é essencial ter abertura para atender à alguém com prontidão.

  • Aposte em ferramentas para otimizar e manter o foco em todo esse fluxo de trabalho: Slack, Zoom, Google Docs, Google Meet, Trello, Mural, entre outros aplicativos e programas, que ajudam muito a comunicação, o gerenciamento e o compartilhamento de atividades para facilitar o dia a dia, garantindo mais agilidade no trabalho remoto.

  • Tenha pequenos momentos de descontração com seu time! Isso ajuda a manter e criar laços de amizade e a familiaridade entre as pessoas. Lembrando-se sempre dos momentos de pausa e de finalização das atividades. O fato de estar dentro de casa aumenta as chances de não perceber a hora de parar de trabalhar.

  • Não se cobre tanto! Além de flexibilidade, é importante ter paciência para enfrentar esse período desafiador que, com certeza, está transformando a forma de encarar o trabalho remoto como um todo. 

  • Aproveite esse momento também para consumir conteúdos que agreguem valor à sua profissão. Estude! Além dos diversos conteúdos que soltamos em nossas redes sociais, temos nossa plataforma EAD, repleta de material rico para aprimorar sua carreira. 

Lembrando que se você já estava estudando sobre Agilidade e precisa dar um próximo passo, seja com treinamentos práticos ou com foco em certificação, estamos com turmas ONLINE e AO VIVO para Professional Scrum Master I e Professional Scrum Product Owner

Clique aqui e confira nossa agenda completa de treinamentos.

 

menu