Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

A jornada do time Scrum

Tive contato com centenas de times Scrum em minha carreira e estive a frente de uma dezena deles. Por todas essas idas e vindas, os cenários são os mais diversos: desde times que faziam o dobro na metade do tempo :D, à iniciativas que entregavam muito pouco. A pergunta que fica é: por que tanta disparidade nos resultados?

A resposta é mais simples do que parece. No fim do dia, o Scrum é uma jornada ágil que o time está trilhando. A avaliação sobre os resultados do time está atrelada ao momento em que ele se encontra. No começo da jornada, pouca maturidade e pouco resultado. Conforme o time vai amadurecendo, melhores resultados vão aparecendo.

A jornada ágil de um time pode ser melhor descrita por meio de alguns elementos. Em primeiro lugar a Visão. Como diz o Gato de Cheshire, “Se você não sabe onde ir, qualquer caminho serve”. A metáfora aqui é que o time escolhe o Scrum como o caminho para atingir um objetivo. Esse objetivo é a visão, é aquilo que se deseja alcançar, o norte que o direciona a iniciativa. Bons exemplos de visão estão relacionados a ROI, NPS, time-to-market, qualidade, inovação, etc. O time Scrum deve começar sua jornada com uma visão clara estabelecida, senão estará perdido em qual caminho trilhar.

Em seguida vem o Estado Atual. O autoconhecimento é o segundo passo fundamental para prosseguir na jornada. Os filósofos da Grécia antiga já expressavam a máxima “conhece a ti mesmo” aplicado à pessoa que desejava se aprimorar, se superar. Delimitar o estado atual demanda que os membros do time sejam sinceros para emitir suas opiniões e humildes para reconhecer suas falhas. Isso fará com que o time esteja apto a definir melhor onde está.

Por último temos o Próximo Passo. Como o próprio nome sugere, o próximo passo é o objetivo de curto prazo, a próxima ação que levará o time para mais perto da Visão. Como comer um elefante inteiro? Resposta: com uma mordida de cada vez. Não é realista para o time Scrum buscar a Visão num passo único ou sem estabelecer um plano . Vamos quebrar o problema em problemas menores que tudo fica mais fácil. Um exemplo óbvio é a Retrospectiva da Sprint que determina pequenas melhorias a serem executadas a cada Sprint.

Concluindo, os resultados de um time Scrum estão atrelados a sua maturidade. Por sua vez, a maturidade estabelece o momento que o time se encontra em sua jornada ágil. Estabeleça a Visão, esclareça o Estado Atual, determine o Próximo Passo.

No post que segue falarei sobre o Scrum Profissional, o estado de alta maturidade na jornada ágil.

E você? Qual seu próximo passo?

menu