Logo Agile SchoolLogo Agile School
Logo Agile SchoolLogo Agile School
0
R$0.00 0 item

Nenhum produto no carrinho.

5 DISFUNÇÕES DE UM TIME

Introdução

Toda equipe em formação apresenta disfunções, seja por brigas internas, desconfiança, falta de comprometimento ou mesmo por disputa de posição. Pense: como exigir que um time composto por pessoas com diferentes experiências, personalidades e motivações reme junto para o mesmo objetivo?

Foi sob essa ótica que Patrick Lencioni escreveu o livro “As 5 Disfunções de um Time”, que traz um modelo piramidal com as 5 disfunções: Falta de Confiança, Medo do Conflito, Falta de Comprometimento, Ausência de Responsabilidade e Falta de Resultado.

Confiança

Falta de confiança é a base da pirâmide das disfunções. Sem confiança entre os membros do time não há como sustentar as outras 4 disfunções. Quando um time está em formação, os indivíduos se protegem dentro de uma casca para não se tornarem vulneráveis. Eles são incapazes de demonstrar suas fraquezas e se abrir uns com os outros. Relutam em pedir ajuda ou a se prontificar a ajudar uns aos outros. A ausência de confiança traz uma enorme perda de energia e tempo para os membros do time.

Contudo, para se ter confiança é necessário quebrar essa casca e mostrar suas deficiências, fraquezas, necessidades… Não há dia perfeito todo dia e os membros do time precisam confiar uns nos outros para expor e entender tais situações. Uma boa dose de empatia ajuda muito a construir uma base sólida de confiança. Além disso, o time precisa ter as habilidades necessárias e confiar que são capazes de cumprir determinado problema de negócio.

Conflitos

Times sem confiança são incapazes de encarar conflitos da forma que precisam ser encarados, causando certa harmonia artificial. O medo do conflito cria intrigas e discussões veladas que não são saudáveis quando o time deveria estar comprometido e focado na direção de um único propósito. Afinal de contas, quando falamos de time, todos ganham e todos perdem. Por essa razão, os conflitos devem ser encarados de frente, com transparência e respeito.

Comprometimento

Quando os conflitos são encarados de frente, o time passa a exigir mais comprometimento interno de modo que todos consigam falar e serem ouvidos. É necessário que os membros do time tenham abertura para expor suas ideias e que todos tenham respeito uns pelos outros. Contudo, nem tudo que é falado será acatado.

É necessário encontrar um ponto em que uma decisão seja tomada de modo que todos estejam de acordo, que o propósito esteja claro para todos. Dessa forma, todos estarão engajados e comprometidos no mesmo objetivo.

Ausência de Responsabilidade

Times que não são comprometidos não têm responsabilidade. Uma vez que o time esteja comprometido é necessário que seja consciente e não se esconda das suas responsabilidades. Responsabilidade é mais sobre ação do que reação, ou seja, num time responsável, que caminha na mesma direção, não deve haver delegações.

Preferencialmente os membros devem ser auto-organizados e pró-ativos na criação de soluções. Um time responsável não encontra culpados, pelo contrário, busca junto soluções pois sabem que estão envolvidos dentro do mesmo objetivo e que o sucesso ou fracasso depende de todos.

Falta de Resultado

Quando os indivíduos não são responsabilizados, os membros da equipe naturalmente tendem a buscar seus próprios interesses e não os interesses da equipe. Porém, quando há responsabilidade e comprometimento, os conflitos são encarados abertamente e a confiança está plena, os membros do time naturalmente focam seus esforços no bem coletivo em detrimento às realizações pessoais.

Conclusão

Para que um time atinja alta performance e entregue cada vez resultados melhores, de forma eficaz e eficiente, naturalmente precisará tratar as 5 disfunções.

Os benefícios desse processo para o time são: 

  • Reconhecer suas fraquezas e limitações e sentem-se confortáveis em pedir ajuda; 
  • Compartilhar skills;
  • Focar na solução de problemas pensando no coletivo;
  • Tomar decisões de forma mais rápida;
  • Enfrentar problemas críticos de frente;
  • Estar sempre alinhados e focados no mesmo objetivo; 
  • Aumentar o engajamento

Por fim, entenda que todas as disfunções estão conectadas. A chave é começar construindo uma base sólida de confiança e em seguida, incentivar conflitos saudáveis, manter a responsabilidade e definir objetivos claros, garantindo que o time comunique-se sempre com clareza.

menu